Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vídeo revela momento em que avião ucraniano é abatido no Irão

10 jan, 2020 - 07:54 • Joana Gonçalves com New York Times

As imagens foram partilhadas pelo jornal norte-americano "The New York Times".

A+ / A-

Imagens divulgadas pelo jornal norte-americano, "The New York Times", revelam o momento em que o Boeing 737, da companhia Ukraine International Airlines, foi abatido, aparentemente por um míssil, perto do aeroporto de Teerão.

De acordo com o diário, a veracidade das imagens terá sido confirmada através de pistas visuais e sonoras presentes em cada um dos vídeos enviados aos repórteres do jornal, que foram cruzadas com informação sobre a rota do voo e imagens de satélite.

“As imagens de satélite foram captadas na quinta-feira e fornecidas ao "The New York Times" pela Maxar Technologies, uma empresa de tecnologia espacial”, pode ler-se na notícia.

No vídeo, aproximadamente 10 segundos depois de se ver o flash de impacto do que se acredita ser um míssil, o som da explosão é captado pela câmara. O atraso do som indica que o avião estava a pouco mais de três quilómetros do local da gravação no momento do abate, uma distância alinhada com a trajetória do voo da Ukraine International Airlines.

O Irão já pediu ajuda ao Canadá, aos Estados Unidos e à Boeing para averiguarem as causas da queda do avião ucraniano há dois dias, em Teerão.

Todas as 176 pessoas a bordo do aparelho morreram. Entres as vítimas estão 2 iranianos, 63 canadianos, 11 ucranianos (incluindo nove tripulantes), 10 suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos.

A queda do avião ocorreu horas depois de um confronto violento entre Irão e Estados Unidos, com o bombardemanto de duas bases militares no Iraque.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+