Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA vão participar no inquérito ao acidente do avião ucraniano em Teerão

10 jan, 2020 - 06:11 • Redação com Lusa

A agência norte-americana para a segurança dos transportes foi notificada pelo Irão. O primeiro-ministro do Canadá garante que o aparelho foi abatido por um míssil iraniano.

A+ / A-

A agência norte-americana para a segurança dos transportes, NTSB, anunciou, esta sexta-feira, que vai participar no inquérito ao acidente do Boeing ucraniano, que no dia 8 caiu em Teerão.

A agência diz ter recebido, na quinta-feira à noite, uma notificação das autoridades aéreas civis do Irão para averiguar as causas do acidente.

"A NTSB continua a seguir a situação do acidente e a avaliar o seu nível de participação no inquérito. Como em qualquer inquérito no qual a NTSB participe, a agência não vai especular sobre eventuais causas", avançou, em comunicado.

Ao abrigo das regras da Organização da Aviação Civil Internacional, a NTSB designou um representante para o inquérito à catástrofe, que causou a morte de todas as 176 pessoas a bordo, na maioria iranianos e canadianos.

Também na quinta-feira, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, grantiu que o Boeing 737-800 da companhia aérea privada ucraniana Ukraine International Airlines (UIA) foi abatido por um míssil iraniano, provavelmente por engano, de acordo com os serviços de informações nacioanis e respetivos aliados.

O Irão pediu de imediato ao Canadá para partilhar as informações, alegando "cenários duvidosos".

Por seu lado, o Presidente dos Estados Unidos manifestou dúvidas sobre a tese de um problema mecânico. "Sinto que alguma coisa terrível aconteceu", disse Donald Trump, ao referir um "possível erro".

O aparelho descolou de Teerão, com destino a Kiev, e despenhou-se dois minutos após a descolagem.

A Ucrânia enviou para Teerão uma equipa de 45 investigadores para investigar as causas do desastre aéreo.

A tese de que a aeronave foi derrubada por balística iraniana também é partilhada pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que disse ter “um conjunto de informações" de que o Boeing 737 ucraniano foi "abatido por um míssil iraniano terra-ar".

Quatro oficiais norte-americanos que falaram sob a condição de anonimato, citados pela agência de notícias Associated Press, referiram ainda que o aparelho ucraniano poderá ter sido confundido por uma ameaça, pelo Teerão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+