Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - "Momento homem na Lua" - 10/01/2020
Ouça aqui a entrevista de Viriato Soromenho-Marques ao jornalista José Bastos

Decidir Europa

"Momento homem na Lua"

10 jan, 2020 • José Bastos


Viriato Soromenho-Marques analisa as bases do Pacto Ecológico Europeu.

"O momento homem na Lua para a Europa". A frase de Ursula von der Leyen calibra como poucas o grau de transcendência política e ambição conferido ao Pacto Ecológico Europeu que procura conseguir a neutralidade carbónica da União Europeia até 2050 - propondo-se ser o primeiro espaço político/continental a atingir a meta.

Apresentado a 11 de dezembro, o novo “Green Deal” europeu tenta "reconciliar a economia e a forma como consumimos com o nosso planeta". O plano divide-se em várias propostas legislativas que a Comissão Europeia irá apresentar nos próximos meses, medidas concretas para combater as alterações climáticas e alcançar metas ambientais em áreas como os transportes, a economia circular, a energia e a biodiversidade.

O Pacto Ecológico envolve um ambicioso pacote de investimentos de mais de um bilião de euros só durante a próxima década, um plano para uma mudança radical na forma como se faz indústria, agricultura, nos movemos nas cidades, no fundo, uma alteração profunda do modelo de desenvolvimento.

A análise neste espaço Euranet é de Viriato Soromenho-Marques, referência histórica da consciência ambiental em Portugal, professor da Universidade de Lisboa de Filosofia Social e Política e de Filosofia da Natureza e do Ambiente.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.