Tempo
|
A+ / A-

Veja o antes e depois

“Um desastre ecológico”. Um terço da ilha Kangaroo consumida pelas chamas

09 jan, 2020 - 07:49 • Joana Gonçalves

Desde setembro, foram destruídos mais de 10 milhões de hectares na Austrália. Já morreram 27 pessoas e mais de mil milhões de animais.

A+ / A-

Imagens de satélite captadas pela NASA mostram o antes e depois da ilha Kangaroo, que desde de setembro perdeu 155 mil hectares para o fogo – o equivalente a um terço da sua extensão.

Localizada no sul da Austrália e a sudoeste da cidade de Adelaide, um terço da ilha Kangaroo, a terceira maior do país, é composta por reservas naturais protegidas, que abrigam animais selvagens nativos, incluindo leões-marinhos, coalas e diversas espécies de aves em risco.

Por esse motivo, os incêndios devastadores que assolam a região não só representam uma grande tragédia para a ilha, como também uma “tragédia ecológica”, escreve Lynn Jenner do Goddard Space Flight Center, no site oficial da agência espacial norte-americana.

Os ecologistas do Parque Nacional Flinders Chase estimam que cerca 25.000 coalas tenham morrido no incêndio, o que representa a metade da população da espécie na ilha.

“A frota de satélites da NASA é capaz de monitorizar, a partir dos seus vários satélites, a extensão dos danos e as áreas que continuam a arder, o que ajuda os bombeiros a combater grandes desastres”, lê-se no mesmo comunicado.

Quase três mil (2.700) bombeiros continuam a combater as chamas na Austrália – três já perderam a vida – e cerca de 3.000 militares na reserva foram chamados a colaborar.

Em Nova Gales do Sul, estão ativos 136 fogos e as autoridades alertam para um aumento do risco de incêndios no próximo fim de semana, com previsões meteorológicas a apontarem para uma nova subida da temperatura e ventos mais fortes em vários pontos.

Cerca de mil milhões de animais morreram na Austrália. País enfrenta maior evacuação em massa
Cerca de mil milhões de animais morreram na Austrália. País enfrenta maior evacuação em massa
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+