Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2020

PCP não vota contra o Orçamento na generalidade

08 jan, 2020 - 12:11 • Susana Madureira Martins , Eunice Lourenço

Decisão final do partido fica dependente de ver exigências satisfeitas até à votação global.

A+ / A-

O PCP não votará, à partida, contra o Orçamento do Estado na votação na generalidade, marcada para sexta-feira. A decisão dos comunistas será comunicada numa conferência de imprensa agendada para quarta-feira e permite que o Orçamento do Estado seja aprovado na generalidade.

Os comunistas, segundo o que foi dito à Renascença por fontes envolvidas na negociação orçamental, vão dizer que agora não votam contra, mas que poderão alterar o sentido de voto na votação final, se não se concretizarem algumas das suas exigências.

Tanto o PCP como o Bloco têm vindo a negociar com o Governo sobre a proposta de Orçamento do Estado. No sábado, o Bloco admitiu votar contra se as suas exigências não forem satisfeitas.

As negociações têm prosseguido, tanto ao nível sectorial como político. E esta quarta-feira, já decorreu a reunião da direção comunista com o primeiro-ministro.

À tarde, tem lugar a reunião da direção do Bloco com António Costa – uma reunião que irá decorrer já depois da conferência de imprensa do PCP que, ao admitir a viabilização na generalidade, tira espaço ao Bloco e diminui a pressão sobre o Governo.

A proposta de OE 2020 foi entregue pelo Governo na Assembleia da República em 16 de dezembro e começa a ser discutida em plenário na generalidade na quinta-feira, sendo votada no dia seguinte.

Na segunda-feira, o ministro das Finanças prestou esclarecimentos sobre o documento na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, onde voltou a garantir uma baixa nos impostos e a realçar o primeiro excedente da democracia portuguesa.

[notícia atualizada às 14h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 08 jan, 2020 18:06
    E assim mesmo!

Destaques V+