Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trump pede reforço do papel da NATO no Médio Oriente

08 jan, 2020 - 20:01 • Redação, com Reuters

Presidente norte-americano quer uma maior intervenção dos aliados depois de ataque do Irão contra bases no Iraque.

A+ / A-

O Presidente norte-americano discutiu esta quarta-feira a situação no Médio Oriente com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Donald Trump "enfatizou a importância da NATO reforçar o seu papel na prevenção de conflitos e em preservar a paz no Médio Oriente", adianta a Casa Branca.

A conversa aconteceu depois do ataque lançado pelo Irão contra bases militares norte-americanas de Al-Asad e Erbil, no Iraque.

Numa declaração ao país, Donald Trump garantiu que os bombardeamentos não provocaram vítimas norte-americanas ou iraquianas.

O Presidente norte-americano anunciou um reforço das sanções ao regime de Teerão. Não falou em retaliação e disse estar disponível para “abraçar a paz”, mas nunca permitirá que o Irão tenha armas nucleares, avisou.

“Nenhum americano ficou ferido”. Trump reage ao ataque a bases no Iraque
"Nenhum americano ficou ferido". Trump anuncia "fortes sanções" ao Irão após ataque

Trump voltou a passar a mensagem de que os EUA se querem retirar dos cenários de guerra no Médio Oriente e mencionou o facto de o seu país se ter tornado "o maior produtor de gás natural e de petróleo", ficando autossuficiente neste setor.

"Não precisamos do petróleo do Médio Oriente", concluiu Trump, para explicar a sua estratégia de abandono da região.

O Presidente repetiu ainda críticas ao tratado nuclear com o Irão, que ele decidiu abandonar em 2018, recordando que o acordo "termina em breve" e "abrirá caminho" para que o Irão possa produzir armas nucleares.

"Chegou o tempo para a China, a Rússia, a França, a Alemanha e o Reino Unido reconhecerem essa realidade", disse Trump, referindo-se aos países que ainda se mantêm no acordo nuclear com o Irão.

"Temos de fazer um novo tratado com o Irão que faça do mundo um lugar mais seguro", concluiu o Presidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+