Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Avião com 176 a bordo despenha-se no Irão. Não há sobreviventes

08 jan, 2020 - 03:34 • Redação com Reuters

Boeing 737, da companhia Ukraine International Airlines, caiu pouco depois de ter descolado do aeroporto de Teerão.

A+ / A-

Um avião com 176 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, despenhou-se pouco depois de levantar voo do aeroporto Imã Khomeini, em Teerão, no Irão. A televisão estatal avança que não há sobreviventes.

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano revelou que a bordo do avião seguiam pessoas de sete nacionalidades: 82 iranianos, 63 canadianos, 11 ucranianos (incluindo nove tripulantes), 10 suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos.

O Boeing 737 pertence à companhia Ukraine International Airlines e o voo tinha como destino a cidade de Kiev, na Ucrânia.

O aparelho terá caído devido a "problemas técnicos", indica uma fonte citada pela agência de notícias Fars.

A autoridade iraniana para a aviação civil anunciou que já foram encontradas as caixas negras do avião.

Aberto inquérito

O Presidente da Ucrânia adiantou, esta quarta-feira, que será aberto um inquérito para apurar as causas do acidente e avança que “aeronavegabilidade de toda a frota civil será testada”.

As equipas de emergência foram enviadas para a zona da tragédia, junto ao aeroporto, e procuram sobreviventes, disse o porta-voz da Agência de Aviação Civil do Irão, Reza Jafarzadeh. Mais tarde, a televisão iraniana avançou que todos os passageiros e tripulantes tinham morrido.

“O aparelho está em chamas”, adiantou o diretor dos serviços de emergência, Pirhossein Koulivand.

A Boeing diz que está a acompanhar as notícias e que está a reunir informação sobre o sucedido.

A queda do Boeing 737 acontece horas depois de o Irão ter lançado um ataque contra duas bases norte-americanas no Iraque, em Ain Assad e Arbil,numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.


[notícia atualizada às 08h10]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Gonçalves
    08 jan, 2020 Pombal 08:32
    "a queda do Boeing 737 acontece horas depois de o Irão ter lançado um ataque contra duas bases norte-americanas no Iraque". O que é que pretendem com uma frase destas, que o avião caiu devido a uma retaliação americana? Cuidado com este jornalismo incendiário!

Destaques V+