Tempo
|
A+ / A-

Caiado Guerreiro. “As touradas têm mais de dois mil anos. Não se destrói assim a cultura”

07 jan, 2020 - 18:15 • Paula Caeiro Varela com Redação

O advogado foi um dos oradores convidados nas jornadas parlamentares do PSD, onde criticou algumas das propostas fiscais previstas no Orçamento do Estado para 2020.

A+ / A-

Tiago Caiado Guerreiro, advogado e especialista em Direito Fiscal, discursou nas jornadas parlamentares dos sociais-democratas e foi o primeiro a receber aplausos ao criticar a medida do Orçamento do Estado para 2020 que prevê o aumento do IVA para as corridas de touros para 23%.

“As corridas de touros são algo com mais de dois mil anos e que está representado na nossa história. Como é que se pode acabar ou através desta medida perseguir as touradas? Podemos não gostar delas, mas não se destrói assim a cultura. Não há direito” afirmou o fiscalista.

Caiado Guerreiro falou ainda de outras propostas do Orçamento do Estado, que será votado esta sexta-feira, em plenário, nomeadamente, o agravamento fiscal para os pequenos proprietários.

O advogado explicou que o alojamento local trouxe valor a propriedades que, de outra maneira, não o teriam e que este aumento nos impostos pode dificultar o pagamento dos empréstimos contraídos pelos proprietários para investir nas casas.

“O alojamento local tinha dado valor a ativos que não valiam nada, porque na maior parte das zonas históricas, aquilo não tem condições nenhumas de vida. Por isso é que muitas delas estavam abandonadas.”

“Os turistas é que gostam de ir para aquele tipo de zonas onde não têm estacionamento e têm de subir por escadas extraordinariamente íngremes para chegar a algum sítio e acham tudo aquilo ‘very typical’ como eu também acho quando faço uma viagem para outro país. Mas esses ativos não valiam muito. E são muitos destes que estão a ser utilizados para alojamento local. Se nós criamos uma desvalorização disso, e muito disso é feito com recurso a financiamento bancário, vai entrar secalhar em ‘default’.”

As jornadas parlamentares do PSD decorreram durante esta terça-feira e contaram com a presença de Manuela Ferreira Leite, Joaquim Miranda Sarmento, João Duque, Tiago Caiado Guerreiro. Em análise esteve a proposta de lei que aprova o Orçamento do Estado para 2020 que será votada na próxima sexta-feira, dia 10 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Orlando Cavaco
    04 jul, 2021 Faro 18:16
    Confundir seres humanos com animais, neste caso os touros, parece-me completamente estúpido.
  • Pereira Cavaco
    04 jul, 2021 Faro 12:52
    Quem não gosta não deve comer. Ninguém pode é obrigar os outros, a gostar daquilo que não gostam pois, vivemos numa democracia. Também não gosto de muita coisa que vejo neste mundo mas, aceito e, compreendo as diferenças. Há pessoas que se julgam donos da verdade e, querem impor a "sua verdade" aos outros. Há outros que, se colocam ao mesmo nível dos animais, neste caso os touros!!!
  • Rui, Guerrinha
    19 jan, 2020 Sines 09:47
    Não sou apreciador de touradas, mas quem vai criar touros e cavalos para toureio de não existir razão para tal??? Será que não se vai provocar a sua extinção??? Não se criam touros só para pastar, posso estar equivocado mas não servem para mais nada. Tem de se pensar noutra forma de aplicar os ferros, o velcro pode ser a solução. Não sei se temos o direito de acabar com uma indústria da qual dependem tantas pessoas, só porque não gostamos, empreguem as energias em coisas mais importantes para a sociedade. Ex: poluição, fome, emprego ...isto é trabalho, porque empregos só na política, os nossos governantes têm a mania de tudo querer mudar para tudo ficar na mesma ou pior.
  • Ana V.V.Mendes Gouve
    12 jan, 2020 Funchal 10:35
    Este fulano é a ignorância personificada, saberá ele que D.Maria II aboliu as touradas, e saberá o ignorante os termos justificativos? As touradas não têm voz dois mil anos, mas o apedrejamento de mulheres adúlteras tem, e é praticado na Arábia Saudita. Por ser tradição, é logo uma coisa boa, a manter e a fomentar? Oh senhor advogado, você calado é um senhor!
  • Carlos
    11 jan, 2020 Viana do Castelo 19:20
    E depois queixam-se que o PSD está a perder eleitores. (ainda bem)
  • João
    09 jan, 2020 Lisboa 01:10
    As lutas de gladiadores têm mais de três mil. Acho ridículo terem sido proibidas!
  • Isabel Santos
    08 jan, 2020 senhora da hora 12:22
    O senhor advogado especialista em direito fiscal demonstra que não é especialista em ética, sofrimento animal e evolução! Antes de mais, as touradas poderiam até existir há dois mil anos ou há dois milhões e isso é absolutamente irrelevante pois não é a antiguidade de seja o que for que lhe confere valor! Pode ser um costume-bárbaro por sinal-que não faz qualquer sentido à luz dos conhecimentos e valores actuais.Ou seja,um costume que não passa no crivo da evolução humana, como é o caso, pelo facto de sofrimento excruciante ser infligido a um bovino antes, durante e após a tourada, deve ser abolido e disso há inúmeros exemplos (as lutas de cães e de galos, atirar gatos do alto dos campanários e tantos outros que incluem animais humanos e não humanos). Além de que a tauromaquia apenas subsiste à custa de financiamentos seja da UE, estado ou autarquias, ou seja são mais de 10 milhões de euros do erário público anualmente para a tortura de bovinos! “(…) Em Portugal no fim da lide, inicia-se o maior processo de selvajaria que se possa imaginar. Sim, porque não é o Dr. Joaquim Grave que está nos curros ou em cima das camionetas a arrancar bandarilhas, escarafunchar feridas, injectar desinfectantes com seringas e borras de clister, puxar daqui e dali. São normalmente pessoas sem preparação e impiedosas que acham imensa graça aos urros de dor dos animais. Digo-te com conhecimento de causa..."J.A. Ramos - ex presidente CM Azambuja
  • Isabel A. Ferreira
    08 jan, 2020 Póvoa de Varzim 11:58
    Qual "cultura" ? Está a falar de qual "cultura"' a CULTA ou a INCULTA? Sim, porque as touradas pertencem ao rol das "culturas incultas", que à medida que a civilização avança, vão sendo abandonadas. Portugal ainda não abandonou esta "cultura medievalesca" porque ainda existem alguns trogloditas na governação, o que só traz desprestígio para Portugal. Tenham vergonha na cara. Respeitem a CULTURA CULTA. Torturar Touros numa arena jamais fez parte da Cultura portuguesa.
  • Henrique Oliveira
    08 jan, 2020 Linda-a-Velha 09:20
    «É exactamente esse pensamento, que faz ainda existir em alguns paises/culturas, a mutilação genital das crianças do sexo feminino, a lapidação, as lutas de cães, de galos, etc, etc, etc. Importa frisar que algumas dessas culturas têm muito mais de 2.000 anos. #ViolênciaNãoÉCultura.»

Destaques V+