Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António José Teixeira escolhido para novo diretor de Informação da RTP

07 jan, 2020 - 16:58 • Redação

Diretor-adjunto promovido após a polémica saída de Maria Flor Pedroso e do nome de José Fragoso ter sido rejeitado pela ERC.

A+ / A-

António José Teixeira é o nome indicado pelo conselho de administração para novo diretor de Informação da RTP, depois da polémica saída de Maria Flor Pedroso.

A nova direção de Informação será formada pelos diretores-adjuntos Carlos Daniel, Adília Godinho, Joana Garcia e Hugo Gilberto, e pelos subdiretores Luísa Bastos e Rui Romano.

António José Teixeira passa de diretor-adjunto a principal. A decisão é conhecida depois de Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ter chumbado a possibilidade de José Fragoso acumular a direção da programação com a informação da televisão pública.

A ERC considerou que "a convergência do poder de direcção sobre as áreas de programação e de informação" pode ser demasiado e exigente para uma só pessoa e acarreta ainda mais dois grandes riscos: "padronizar ou esbater a dissemelhança" da oferta e favorecer a "diluição das fronteiras entre informação e entretenimento".

Maria Flor Pedroso abandonou a direção de Informação da RTP a 16 de dezembro, na sequência de uma polémica com a equipa do programa de investigação "Sexta às 9", de Sandra Felgueiras.

A jornalista acusou a ex-diretora de ter transmitido informação privilegiada ao Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM), visado numa reportagem do "Sexta às 9" (programa coordenado pelas duas jornalistas). Em causa, o programa sobre a exploração de lítio e alegado recebimento indevido de “dinheiro vivo”.

Maria Flor Pedroso “rejeitou liminarmente” ter passado quaisquer informações e, em posição escrita sobre a “verdade dos factos”, vincou: “Nada foi falado sobre o contrato de compra e venda do imóvel ou outros dados da investigação. A diretora de informação limitou-se a defender os interesses da RTP ao tentar contrariar a recusa de uma entrevista”.

[notícia atualizada às 17h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    07 jan, 2020 Leiria 18:44
    Que vergonha. É mais papista que o Papa.

Destaques V+