Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

França em greve. Ópera de Paris já cancelou 63 espetáculos com prejuízo de 12 milhões de euros

06 jan, 2020 - 16:53 • Redação

Os trabalhadores convocaram a greve depois de o Governo de Emmanuel Macron ter avançado com uma proposta que altera as condições de reforma.

A+ / A-

Os artistas da Ópera de Paris (ONP) estão em greve desde 5 de dezembro de 2019, em resposta a uma proposta do Governo francês que pretende alterar o sistema de reformas no país.

Esta alteração, de acordo com os trabalhadores da ONP, afetará fortemente as suas condições de reforma atuais, que estão em vigor desde 1698 e que permitem aos bailarinos aposentarem-se aos 42 anos.

A greve já levou ao cancelamento de 63 espetáculos, causando um prejuízo que ascende aos 12 milhões de euros, segundo números avançados pela agência de notícias francesa AFP.

Apesar de, como é possível verificar na página oficial da ONP, todos os espetáculos desde 5 de dezembro terem sido cancelados, na véspera de Natal, alguns bailarinos da companhia surpreenderam ao interpretar um excerto de O Lago dos Cisnes num palco improvisado sobre a escadaria do Palácio Garnier.

Uma semana depois, no último dia do ano, músicos da Orquestra da Ópera Nacional de Paris seguiram o exemplo, tocando nas escadas da Bastilha partes das óperas Carmen, de Bizet, A Danação de Fausto, de Berlioz, e Romeu e Julieta, de Prokofiev, tendo terminado, em conjunto com os espectadores ali presentes, a cantar o hino nacional francês, como noticiado pelo jornal "Le Figaro".

O diretor-geral da Ópera de Paris, Stéphane Lissner, em declarações à AFP, confirmou que esta greve, a mais longa já ocorrida na instituição, “provocou uma diminuição importante do fundo de reserva”, e que isso terá necessariamente consequências no futuro, nomeadamente pondo em causa “os investimentos para as próximas temporadas”.

Perante estas declarações, o ministro da Cultura francês, Franck Riester, respondeu que “as conversações estão a decorrer” para solucionar a questão, mas os artistas rejeitam esta visão, denunciando uma “postura de força” por parte do Governo de Macron.

A última grande greve ocorrida na Ópera de Paris, uma das mais antigas e prestigiadas companhia de espetáculos do mundo, foi em 2007, altura em que foram cancelados 17 espetáculos, que geraram um prejuízo de cerca de três milhões de euros.

França está a atravessar uma forte onda de contestação desde o início de dezembro, que já fechou escolas, paralisou os transportes e vários outros serviços, provocando ainda a demissão de um ministro, Jean-Paul Delevoye, apontado como o principal “mentor” destas alterações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+