Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2020

"No tempo da outra senhora também havia contas certas, mas o povo estava na miséria"

07 jan, 2020 - 12:06 • Paula Caeiro Varela , Marta Grosso com Lusa

Manuela Ferreira Leite foi a oradora do primeiro painel de hoje da jornada parlamentar do PSD, dedicada ao Orçamento do Estado.

A+ / A-

É preciso ver para além dos números e do défice. O Orçamento do Estado não comporta qualquer estratégia de política para o país e é isso que preocupa a antiga ministra das Finanças.

“Não consigo ver objetivos de política que o país precisa, que é de crescimento económico. Sem crescimento económico, o equilíbrio das contas públicas será posto em causa no primeiro dia em que houver alguma crise”, afirmou Manuela Ferreira Leite no primeiro painel da jornada parlamentar que o PSD dedica nesta terça-feira ao Orçamento do Estado.

“E essa crise não precisa de ser uma crise muito profunda. Basta, por exemplo, que aumentem as taxas de juro – o que não é algo que se possa pensar que não é possível acontecer, dado o nível baixo a que estão”, avisou.

“Não me dizem nada os números”, afirmou. “Um Orçamento define-se pela política que ele traduz e pelos objetivos de política que tem”, prosseguiu, considerando que o pior que se pode dizer da proposta do executivo foi dito pelo Governo: que é de continuidade.

"Se é de continuidade quer dizer que a ambição que neste momento existe para o país é que ele não fique pior", criticou.

Na opinião da antiga ministra das Finanças, “o facto de apresentar superavit reduz a capacidade de qualquer governo em negociar seja com quem for a melhoria dos serviços que estão em descalabro. Qual é o argumento para não se lançar mão ao descalabro do Serviço Nacional de Saúde?", questionou.

Ferreira Leite lamentou que um Governo de esquerda não tenha aplicado as folgas de que dispõe no crescimento do PIB e deixou um alerta.

"Eu não me esqueço que no tempo anterior, no chamado tempo da antiga senhora, o Orçamento sempre esteve equilibrado, só que o povo estava na miséria", referiu.

A antiga líder do partido criticou ainda o ministro Mário Centeno, que se gaba de não ter orçamentos retificativos.

“A Assembleia da República autorizar despesas e depois elas não serem feitas porque são totalmente eliminadas, acho preferível ter-se previsto de menos e depois vir dizer 'afinal, preciso de mais'. Não vejo mal nenhum nisso. Vejo mal é em autorizar-se despesa e depois ela não ser feita”, defendeu.

“Vangloriar-se o ministro das Finanças com o facto de nunca ter utilizado um Orçamento retificativo, no meu ponto de vista, só lhe fica mal na forma como elabora e, especialmente, como executa o Orçamento”, acrescentou.

Manuela Ferreira Leite foi a primeira interveniente nesta jornada parlamentar que o PSD dedica ao Orçamento do Estado na semana em que o documento vai ser debatido e votado na generalidade, no Parlamento.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    07 jan, 2020 Coimbra 16:48
    Quando acabam de dar voz a esta parasita e incompetente?! Não se esqueçam quando ela esteve no (des)governo, ele em vez de poupar, para diminuir o deficit, só atingiu, desbaratando o nosso património. Agora dá-se ao luxo de criticar os actuais governos. É não ter vergonha e ser uma imbecil profissional.
  • pitosga
    07 jan, 2020 14:15
    No tempo do outro Senhor — Dom Carlos I — o avô desta mulher foi um dos piores ministros do Rei.

Destaques V+