Tempo
|
A+ / A-

Sem-abrigo

Identidades reconquistadas

06 jan, 2020 - 07:00 • Pedro Mesquita

Três homens, três histórias. Em comum a droga, a rua mas, acima de tudo, a força de vontade de mudar.

A+ / A-
Identidades reconquistadas. Reportagem de Pedro Mesquita

Numa altura em que Portugal se comprometeu em acabar com o flagelo dos "sem-abrigo" até 2023, a Renascença apresenta-lhe a história de três pessoas que, durante vários anos, fizeram da rua a sua morada.

Jorge Cardinali é um artista de circo, mágico e recordista mundial a girar pratos; Christian é romeno, e faz vigilância nos albergues noturnos do Porto e Laudelino Jesus era empresário da restauração. Caíram os três para a rua, por culpa do vício da droga.

Entre um e outro relato, há frases que se cruzam.

"Quando dei por ela estava no fundo do poço”

“Vivi junto a multibancos e em jardins. Onde me podia aninhar, ali ficava”

“A minha vida era o consumo de droga e o álcool. Falta-me tudo, sobretudo não ter ninguém com quem falar”

“Uma conversa amiga caia melhor do que uma sopa”

Viver na rua é estar à vista de todos e enfrentar a indiferença.

“Não me sentia uma pessoa. Nós perdemos a identidade”

“Às vezes as pessoas nem olham, mas quando não queres dar dinheiro podes convidar a pessoa a comer”

“Quando estamos sem fazer higiene há muito tempo, não cheiramos bem, não somos seres visualmente agradáveis”

Mas nestas três histórias paralelas houve, também um momento decisivo, a força necessária, com a ajuda de alguém, para reconquistar a identidade.

“Foi um clique que me deu. Estava farto da droga, de estar na rua, e fui pedir ajuda ao meu filho. Ele respondeu-me: Eu ajudo-te, cota, mas quem impõe as regras sou eu. Fiz um tratamento, deixei a droga e tornei-me voluntário da rede europeia anti-pobreza. Também regressei aos espetáculos de circo”

“No meu caso foi uma conversa com um antigo sem-abrigo. Conversámos e ele aconselhou-me duas coisas: Sair da rua e deixar as drogas”

“Comigo o que aconteceu foi que me lembrei do meu filho e não quis que a minha história terminasse assim. Houve, depois, uma equipa de rua que me ajudou”

Esta é uma história de identidades reconquistadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+