Tempo
|
A+ / A-

Varandas Fernandes diz que Benfica é líder com mérito e sem "luta fora das quatro linhas"

06 jan, 2020 - 12:45 • Luís Aresta com Redação

Vice-presidente do Benfica refuta declarações de Pinto da Costa, sobre "fatores alheios ao mérito". Varandas Fernandes alerta, ainda, que a violência nos estádios é um problema de todo o futebol português e não, apenas, do Benfica.

A+ / A-

João Varandas Fernandes, vice-presidente do Benfica, considera que o Benfica é líder com mérito e não por quaisquer jogos de bastidores. "Têm sido resultados justíssimos", sublinha, em entrevista a Bola Branca.

"Estamos isolados, com quatro pontos de vantagem em relação ao segundo classificado. Nos últimos 15 jogos, ganhámos 14. A vitória em Guimarães foi a 16.ª vitória consecutiva em jogos fora. Temos a melhor defesa e o melhor ataque. Há aqui um mérito indiscutível", salienta.

Visão que contrasta com a do presidente do FC Porto, que escreveu, na revista do clube, que "o futebol português ainda é muito condicionado por fatores que são alheios ao mérito dos seus principais intervenientes (...), sempre em prejuízo dos mesmos e a favor dos do costume". Varandas Fernandes recusa-se a responder a Pinto da Costa, mas refuta a ideia de o campeonato vá ser decidido fora de campo:

"Vai ser uma luta muito difícil, travada dentro das quatro linhas. Acho que não ha luta nenhuma fora das quatro linhas, os jogos decidem-se dentro das quatro linhas. Pelo que nós vemos, têm sido resultados justíssimos.Dentro das quatro linhas, o futebol tem estado a ser muito bem disputado e com resultados que me parecem justos."

Luta a dois pelo campeonato


Varandas Fernandes avisa que o Benfica tem de estar acautelado para reviravoltas inesperadas. Contudo, reconhece que, neste momento, o campeonato parece estar destinado a uma luta a dois, com o FC Porto.

"Temos a consciência absoluta de que nada está ganho, há muito campeonato ainda pela frente. é uma luta que vai ser bastante difícil. o trajeto que a equipa está a ter é de elogiar e deve-se a um excelente trabalho realizado. De facto, aquilo que se está a prefigurar é uma luta muito difícil a dois, mas isso não quer dizer nada", assinala.

Os quatro pontos de vantagem do Benfica sobre o FC Porto deixam os encarnados em boa posição para conquistar o título, embora possa ser necessário vencer em Alvalade e no Dragão. Varandas Fernandes acredita que é possível conquistar esses seis pontos, nos campos rivais.

"Nós temos sempre condições para ganhar em qualquer estádio e contra qualquer adversário. Estamos confiantes na equipa que temos, temos vindo a progredir e há que enaltecer o excelente trabalho realizado."

Incidentes em Guimarães


A vitória (0-1) do Benfica em Guimarães, no sábado, ficou marcado por uma troca de cadeiras e tochas entre adeptos encarnados e do Vitória. Uma fação de adeptos do Benfica chegou mesmo a arremessar tochas para o relvado, o que obrigou à paragem do encontro em três ocasiões.

Nesta entrevista a Bola Branca, Varandas Fernandes assume que a violência nos estádios é "um problema que tem de ser devidamente tratado". Porém, frisa que é um problema de todo o futebol português:

"No Benfica, lamentamos tais ocorrências, mas também temos de dizer que isto tem acontecido noutros estádios com outros clubes. Não é um problema só do Benfica, é do futebol português. Só se resolve com intervenção do Estado, que tem meios de segurança e de controlo que os clubes não tem. Em Guimarães, também tivemos adeptos e familiares de benfiquistas que foram agredidos. É um problema que nos preocupa bastante e têm de ser tomadas medidas obrigatoriamente."

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+