Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Globos de Ouro. Ricky Gervais assume o comando em "noite verde" dominada pela Netflix

05 jan, 2020 - 13:19 • Joana Gonçalves

Os vencedores são conhecidos na madrugada desta segunda-feira, numa cerimónia com menu vegetariano, “uma forma de consciencializar o público para a necessidade de adotar um estilo de vida sustentável”.

A+ / A-

A 77º edição dos Globos de Ouro decorre na madrugada desta segunda-feira, com apresentação a cargo de Ricky Gervais. É a quinta vez que o humorista britânico dirige a cerimónia e, segundo o próprio, será a última.

No total são 25 os Globos de Ouro atribuídos pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, que este ano soma uma novidade. Pela primeira vez, o menu servido no hotel The Beverly Hilton, onde decorre a cerimónia, será 100% vegetariano. “Uma forma de consciencializar o público para a necessidade de adotar um estilo de vida sustentável”, lê-se em comunicado no site oficial da organização.

Em 2020, a Netflix domina as nomeações nas principais categorias, com os filmes “Marriage Story”, de Noah Baumbach, “O Irlandês”, de Martin Scorsese, “Dois papas”, de Fernando Meirelles, e “Dolemite Is My Name”, de Craig Brewer.

A plataforma de streaming alcançou 17 nomeações, incluindo uma estreia na categoria de "Melhor Filme Dramático", onde obteve três das cinco indicações: para além de “Marriage Story” e de “O Irlandês”, foi ainda nomeado “Dois Papas”, de Fernando Meirelles, que rivalizam com “1917”, de Sam Mendes, e “Joker”, de Todd Phillips.

"Os Dois Papas”. O filme da Netflix sobre Francisco e Bento XVI já é apontado aos óscares
"Os Dois Papas”. O filme da Netflix sobre Francisco e Bento XVI já é apontado aos óscares

A HBO aproximou-se da rival e soma 15 nomeações. Chernobyl e Big Little Lies são as duas grandes apostas da plataforma, que este ano só conseguiu uma nomeação pela série Game of Thrones.

"Marriage Story" é o filme mais nomeado na 77º edição dos Globos de Ouro, com um total de seis indicações, seguindo-se "O Irlandês" e "Era uma vez... em Hollywood", com cinco cada.No universo televisivo, as séries mais nomeadas foram "Chernobyl", "The Crown" e "Unbelievable", todas com quatro.

Na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical, as nomeações recaíram sobre “Dolemite Is My Name”, “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi, “Knives Out: Todos São Suspeitos”, de Rian Johnson, “Era uma vez… em Hollywood”, de Quentin Tarantino, e “Rocketman”, de Dexter Fletcher.

Na realização, foram escolhidos como finalistas Bong Joon-ho, por “Parasitas”, Sam Mendes, por “1917”, Todd Phillips, com “Joker”, Martin Scorsese, com “O Irlandês”, e Quentin Tarantino, por “Era uma vez… em Hollywood”.

Já na televisão, na categoria de Melhor Drama foram nomeados “Big Little Lies”, “The Crown”, “Killing Eve”, “The Morning Show” e “Succession", enquanto para Melhor Série de Comédia ou Musical foram indicadas “Barry”, “Fleabag”, “The Kominsky Method”, “The Marvelous Mrs. Maisel” e “The Politician”.

As atrizes nomeadas na categoria de Drama foram Cynthia Erivo (“Harriet”), Scarlett Johansson (“Marriage Story”), Saoirse Ronan (“Mulherzinhas”), Charlize Theron (“Bombshell – O Escândalo”) e Renée Zellweger (“Judy”). Já os cinco atores nomeados no Drama foram Christian Bale (“Le Mans ’66: O Duelo”), Antonio Banderas (“Dor e Glória”), Adam Driver (“Marriage Story”), Joaquin Phoenix (“Joker”) e Jonathan Pryce (“Dois Papas”).

Para melhores interpretações em Comédia ou Musical, foram nomeadas as atrizes Ana de Armas (“Knives Out”), Awkwafina (“A Despedida”), Cate Blanchett (“Onde Estás, Bernardette?”), Beanie Feldstein (“Booksmart”) e Emma Thompson (“Late Night”). No campo masculino, os nomeados foram Daniel Craig (“Knives Out”), Roman Griffin Davis (“Jojo Rabbit”), Leonardo DiCaprio (“Era uma vez… em Hollywood”), Taron Egerton (“Rocketman”) e Eddie Murphy (“Dolemite is My Name”).

Na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, à qual concorriam o português “A Herdade”, de Tiago Guedes, e o brasileiro “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, os nomeados foram “A Despedida”, de Lulu Wang, “Os Miseráveis”, de Ladj Ly, “Dor e Glória”, de Pedro Almodovar, “Parasitas”, de Bong Joon-ho, e “Portrait de la jeune fille en feu”, de Céline Sciamma.

Veja aqui a lista completa dos nomeados.

A 77.ª edição dos Globos de Ouros, organizados pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, terá lugar em Los Angeles, na madrugada de dia 6 (de domingo para segunda-feira), com início à 01h00 (hora de Lisboa), e não será transmitida em direto em nenhum canal televisivo português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+