Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa pede fim de “terrível ambiente de tensão”

05 jan, 2020 - 11:23 • Aura Miguel , Filipe d'Avillez

Francisco pede a todos que apostem no diálogo e afastem “a sombra da inimizade”.

A+ / A-
Papa apela ao diálogo pela paz, perante «terrível ambiente de tensão»
Papa apela ao diálogo pela paz, perante «terrível ambiente de tensão»

O Papa Francisco pediu este domingo o fim do “terrível ambiente de tensão” que se vive em “tantos lugares do mundo”.

Sem referir especificamente o Médio Oriente ou a situação no Iraque, onde a tensão está particularmente grave depois de os Estados Unidos terem morto, num ataque cirúrgico, o número dois do regime iraniano Qassem Soleimani, Francisco improvisou em relação ao texto escrito e pediu a aposta no diálogo.

“Em tantos lugares do mundo respira-se um terrível ambiente de tensão”, disse o Papa.

“A guerra só traz a morte e a destruição. Peço a todos que mantenham acesa a chama do diálogo e do autocontrolo e de afastar a sombra da inimizade”, concluiu, antes de pedir a todos os presentes para rezar “em silêncio para que o Senhor envie esta graça.”

A exortação do Papa foi feita depois da tradicional oração do Angelus. Neste domingo em que a Igreja assinala a Epifania de Jesus, isto é, a sua revelação ao mundo enquanto homem, Francisco disse que “o Evangelho de Cristo não é uma fábula, um mito, um conto edificante. Não, é a plena revelação do desígnio de Deus para o homem e para o mundo.”

“É uma mensagem ao mesmo tempo simples e grandiosa que nos convida a perguntar: qual é o projeto concreto que Deus tem para mim, atualizando agora o seu nascimento no meio de nós?”, afirmou Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+