Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sánchez tem de esperar por terça-feira para formar Governo

05 jan, 2020 - 12:32 • com Reuters

O líder do PSOE não conseguiu a maioria absoluta necessária para aprovar o Governo de coligação com o Podemos. Na terça bastará maioria simples.

A+ / A-

Pedro Sánchez não conseguiu, este domingo de manhã, assegurar os votos necessários para poder formar um Governo de coligação em Espanha.

O líder do PSOE precisava do apoio de uma maioria absoluta dos deputados no Parlamento mas, como era esperado, não conseguiu chegar a essa fasquia.

Sánchez volta às cortes na terça-feira para tentar de novo, sendo que aí precisa apenas de uma maioria simples, que deverá estar ao seu alcance uma vez que a Esquerda Republicana da Catalunha já anunciou que se vai abster.

Espanha vive uma crise política há vários anos. Nos últimos quatro anos os espanhóis foram três vezes às urnas, mas as forças partidárias não conseguiram formar um Governo estável em nenhuma dessas ocasiões.

Desta vez o PSOE aliou-se ao Podemos, de extrema-esquerda, para formar um Governo de coligação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+