Tempo
|
A+ / A-

“O orçamento trabalha-se até ao último dia”. Costa confiante nas negociações com BE

04 jan, 2020 - 19:37 • Hugo Monteiro , João Pedro Barros

De acordo com o primeiro-ministro, as reuniões para aprovação do orçamento "estão a correr bem” e o acordo final está “mais próximo”.

A+ / A-

António Costa está confiante de que será possível chegar a um entendimento com outros partidos, nomeadamente o Bloco de Esquerda (BE) para conseguir a maioria parlamentar necessária para aprovar o orçamento do Estado para 2020.

À saída de uma reunião da Comissão Nacional do PS, este sábado, no Porto, o líder socialista considerou “normal” a reação da líder bloquista Catarina Martins, que revelou que o chumbo será a posição de princípio do partido para a votação, admitindo a abstenção caso as negociações com os socialistas cheguem a bom porto.

“Acho que é perfeitamente normal que essa declaração tenha existido. Não acho nada de extraordinário, tem sido assim todos os anos. O orçamento trabalha-se até ao último dia”, revelou aos jornalistas.

De acordo com o primeiro-ministro, há “um trabalho que está a ser feito” e estão “marcadas reuniões” para a próxima semana.

“Vamos continuar a trabalhar e seguramente iremos ter, como tivemos todos os anos, um bom orçamento, que mereça uma aprovação maioritária na Assembleia. As reuniões estão a correr bem, temos estado a encontrar soluções e hoje estamos seguramente mais próximo do que na semana passada. Durante a próxima semana temos condições para acabar em bem”, sublinhou.

Na visão do também secretário-geral do PS, a situação é em tudo similar à que existia na anterior legislatura, nos tempos da geringonça. O acordo que então existia entre PS, BE e PCP “não obrigava ninguém a aprovar o orçamento”.

“Não há nada que esteja particularmente a dificultar qualquer tipo de negociação. Todas as negociações em si tem dificuldades. Se pensássemos todos o mesmo estaríamos todos no mesma partido. Por alguma razão somos partidos diferentes”, justificou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+