Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sánchez diz que os espanhóis querem um Governo, não um bloqueio

04 jan, 2020 - 10:31 • Redação

O líder do PSOE, desta vez em coligação com a extrema-esquerda, procura pela terceira vez formar Governo e evitar novas eleições.

A+ / A-

O primeiro-ministro Pedro Sanchez voltou este sábado ao Parlamento espanhol para tentar obter apoio suficiente para formar um Governo.

Num discurso em que pediu o apoio aos deputados, o líder do PSOE disse que depois de anos sem conseguir formar um Governo estável, não é Espanha que se vai quebrar.

“Espanha não vai quebrar. A Constituição não se vai quebrar. O que se vai quebrar é o bloqueio ao Governo progressista democraticamente eleito pelos espanhóis”, afirmou Sánchez, que se apresenta à cabeça de uma coligação com o Podemos, de extrema-esquerda.

Esta é a terceira tentativa de Pedro Sánchez para formar Governo.

A primeira votação está reservada para domingo, sendo que Sánchez necessitará de uma maioria absoluta, ou seja, 176 votos a seu favor. Este número não deve, contudo, estar ao seu alcance.

Caso não o consiga haverá nova votação na terça-feira da próxima semana e ai bastará a Pedro Sánchez uma maioria simples para garantir a formação de um Governo e para isso será necessário, nomeadamente, que os independentistas da Catalunha se abstenham.

No discurso de há pouco, no Parlamento Espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que tudo fez para garantir a soma necessária de votos. “Temos estado a trabalhar para conseguir o apoio de outras forças políticas para chegar ao número crítico que permita a formação de um Governo que permita avançar esta legislatura. É nesse sentido que aqui estou, para solicitar o vosso apoio.”

“Os espanhóis votaram num sentido e noutro, mas votaram por um Governo, não pelo bloqueio”, concluiu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+