Tempo
|
A+ / A-

Iraque nega que tenha havido novo ataque americano na noite de sexta-feira

04 jan, 2020 - 09:56 • Filipe d'Avillez

Chegou a ser dado como certo um ataque a uma comitiva das Forças de Mobilização Popular, uma milícia xiita pró-Irão, mas tudo não passou de um boato.

A+ / A-

As Forças Armadas do Iraque negaram este sábado que tenha havido qualquer ataque americano contra milícias xiitas na noite de sexta-feira.

Menos de 24 horas depois de uma operação cirúrgica americana ter assassinado Qassem Soleimani, o principal responsável pelo apoio, financiamento e organização de milícias xiitas pró-iranianas em várias partes do mundo árabe e um dos homens mais importantes do regime iraniano, chegou a ser dado como certo que tinha havido um novo ataque contra uma comitiva de uma milícia xiita iraquiana a norte de Bagdad.

A notícia foi avançada pelas próprias Forças de Mobilização Popular, que davam conta de seis mortes entre os seus membros. Contudo, a milícia veio mais tarde desmentir e dizer que afinal a sua comitiva não tinha sido atacada.

Também as Forças Armadas iraquianas negaram que tenha havido um ataque e fontes americanas disseram à imprensa internacional que não tinham levado a cabo qualquer ação na zona.

A região está em situação de alta tensão neste momento. O Irão já prometeu vingar-se da morte de Soleimani e os americanos aconselharam todos os seus civis a abandonar o país, estando previsto o envio de mais 3.000 militares para o Iraque.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+