Tempo
|
A+ / A-

Austrália. Número total de mortos nos incêndios sobe para 20

03 jan, 2020 - 11:26 • Redação

Há 28 pessoas desaparecidas só no estado de Victória.

A+ / A-

O número de vítimas mortais provocado pelos incêndios na Austrália subiu para 20.

De acordo com o jornal “The Australian”, fonte policial confirmou duas vítimas mortais provocadas pelos fortes incêndios que assolam o país.

Das 20 vítimas mortais registas desde setembro, 11 morreram na semana passada, altura em que a situação se agravou.

Espera-se, no entanto, que o número de mortos confirmados aumente drasticamente nos próximos dias. Segundo o governo do Estado de Victória, Daniel Andrews, há pelo menos 28 pessoas desaparecidas só naquele estado.

Cerca de 50 mil pessoas estão sem eletricidade, em Nova Gales do Sul, e algumas cidades sem acesso a água potável, disse na quarta-feira o primeiro-ministro australiano, que apela à ordem e à calma.

“Nesta altura, a prioridade é combater os incêndios, evacuar e levar as pessoas para locais seguros”, disse Scott Morrison.

“Há regiões dos Estados de Victoria e Nova Gales do Sul que foram completamente arrasadas, com cortes de energia e comunicações”, acrescentou.

Na quinta-feira, um navio da marinha australiana chegou a Mallacoota, uma pequena cidade no leste de Victoria, onde cerca de quatro mil pessoas se encontram refugiadas numa praia, desde segunda-feira. Espera-se que na primeira viagem sejam resgatadas mil pessoas.

A autarca de Nova Gales do Sul declarou estado de emergência na região, que se deverá prolongar durante sete dias, com início na próxima sexta-feira.

Na quinta-feira, a Austrália autorizou, esta quinta-feira, a retirada forçada de moradores dos estados mais devastados pelos incêndios, como Nova Gales do Sul, numa altura em que os serviços meteorológicos alertam para um novo pico de calor no sábado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+