Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Assassinato de Soleimani só pecou por tardio, diz Trump

03 jan, 2020 - 14:41 • Filipe d'Avillez

O Presidente diz que o general iraniano foi responsável pela morte de milhares de americanos ao longo dos anos e que até no Irão era odiado.

A+ / A-

O assassinato do general Soleimani pelas Forças Armadas americanas só pecou por tardio, considera o Presidente Donald Trump, dos Estados Unidos.

Numa série de três tweets publicados esta sexta-feira o Presidente reage ao assassinato de Soleimani dizendo que se trata de um homem que foi responsável por matar e ferir milhares de americanos ao longo dos anos, mas também de iranianos.

“O general Qassem Soleimani matou ou feriu com gravidade milhares de americanos ao longo de muitos anos, e estava a planear matar muitos mais… Mas foi apanhado!”, começa por escrever Trump.

“Foi direta e indiretamente responsável pela morte de milhões de pessoas, incluindo recentemente um grande número de manifestantes mortos no próprio Irão”, continua, acrescentando que o general era temido e odiado no seu próprio país.

“Embora o Irão nunca o admita, Soleimani era odiado e temido no seu próprio país. Os iranianos não estão nem por sombras tão tristes como os seus líderes querem que o mundo pense.”

E termina dizendo que “ele devia ter sido morto há muitos anos!”

Num terceiro tweet o Presidente parece responder àqueles que o criticam por ter optado por uma resposta militar a um problema que devia ter sido resolvido à mesa das negociações. “O Irão nunca ganhou uma guerra, mas nunca perdeu uma negociação!”

Este último comentário parece confirmar que Trump não está disposto a voltar para a mesa das negociações com o Irão e que estará mesmo disposto a recorrer à guerra aberta, caso o Irão retalie pela morte de Soleimani.

Qassem Soleimani foi assassinado num ataque cirúrgico, levado a cabo por um drone americano, na noite de quinta-feira para sexta-feira, perto do aeroporto de Bagdad. Estava acompanhado do líder de uma milícia xiita que opera no Iraque e também do número dois do Hezbollah, uma milícia xiita do Líbano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+