Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tribunal belga suspende extradição de Puigdemont

02 jan, 2020 - 13:38 • Filipe d'Avillez

O líder independentista foi eleito para o Parlamento Europeu em maio e por isso, de acordo com uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, goza de imunidade.

A+ / A-

Um tribunal belga decidiu esta quinta-feira suspender o processo de extradição de Carles Puigdemont para Espanha, alegando que o líder independentista da Catalunha goza de imunidade por ter sido eleito eurodeputado em maio de 2019.

A notícia foi confirmada pelo próprio Puigdemont na sua conta do Twitter e abrange também Toni Comin, que foi ministro da Saúde do seu Governo na Catalunha.

A decisão do tribunal belga segue-se à sentença do Tribunal de Justiça da União Europeia, em dezembro, relativa a Oriol Junqueras, líder da Esquerda Republicana da Catalunha e que também foi eleito em maio de 2019 para o Parlamento Europeu. O tribunal conclui que Junqueras goza de imunidade a partir do momento em que foi eleito eurodeputado, não obstante estar preso desde antes da eleição. No seu caso a procuradoria espanhola já pediu a sua libertação temporária, mas a decisão ainda não foi tomada pelo Supremo Tribunal de Espanha.

Na sua mensagem no Twitter, Puigdemont saúda a decisão da justiça belga e exige que Espanha faça o mesmo em relação a Junqueras.

“A justiça belga reconhece a nossa imunidade e decide suspender o mandado de detenção e de extradição! Mas agora continuamos à espera da libertação de Junqueras, que goza da mesma imunidade que nós. Espanha deve agir da mesma forma que a Bélgica e respeitar a lei”, escreve o líder catalão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+