Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios na Austrália. Já morreram 30% dos coalas de Nova Gales do Sul

02 jan, 2020 - 16:42 • Redação com agências

As estimativas são avançadas pela ministra do ambiente australiana, numa altura em que Nova Gales do Sul declarou estado de emergência devido à dimensão dos incêndios e às previsões de temperaturas elevadas.

A+ / A-

Os incêndios na Austrália, que deflagram há mais de três meses, já mataram 30% dos coalas da região de Nova Gales do Sul, um dos estados com mais animais desta espécie.

Apesar de salientar que apenas será possível fazer uma avaliação mais verdadeira “quando os incêndios acalmarem”, Susan Lee, ministra federal do ambiente australiana, disse à rádio australiana ABC que “até 30% dos coalas da região podem ter morrido, porque 30% do seu habitat foi destruído”.

Nova Gales do Sul já declarou estado de emergência, com início esta sexta-feira e que se deverá prolongar durante sete dias, devido à dimensão incontrolável dos incêndios e às previsões meteorológicas de temperaturas elevadas.

Várias imagens e vídeos que retratam este desastre ambiental têm sido partilhados nas redes sociais.

Os coalas e outras espécies em vias de extinção têm sido bastante afetadas pelos incêndios e pelas alterações climáticas que destroem os habitats naturais.

Mesmo antes dos grandes incêndios que começaram em 2019, a população de coalas em Nova Gales do Sul e Queensland já tinha decrescido bastante, o que tem gerado contestação, com organizações a acusar o governo de não estar a tomar medidas suficientes para inverter a situação.

A ministra do ambiente, contudo, afirmou que o governo está a fazer o que é possível no combate às alterações climáticas.

“As alterações climáticas são um grande problema e nós estamos a fazer a nossa parte. Estamos a cumprir e a ultrapassar os nossos objetivos” assegurou.

A Austrália está a passar por uma das piores vagas de incêndios das últimas décadas, com as temperaturas máximas a atingir valores recorde – quase 42º C nos últimos dias de 2019.

Morreu Lewis, o coala que uma australiana salvou das chamas
Morreu Lewis, o coala que uma australiana salvou das chamas

Algumas regiões australianas foram evacuadas pelas autoridades devido ao elevado risco de incêndio.

Até esta quinta-feira, o número de mortes subiu para 18 e cerca de 50.000 pessoas estão sem eletricidade ou água potável. Há ainda 18 pessoas desaparecidas, segundo fonte oficial citada pela agência Reuters.

O primeiro-ministro, Scott Morrison, apelou à ordem e à calma assegurando que a prioridade é combater os incêndios, evacuar e levar as pessoas para locais seguros”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+