Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal atento à situação de Isabel dos Santos

02 jan, 2020 - 17:54 • Sandra Afonso

Depois da CMVM é a vez do Banco de Portugal dizer em comunicado que está atento a novos factos sobre a empresária angolana cujos bens foram arrestados por um tribunal de Luanda.

A+ / A-

O Banco de Portugal está atento a “factos novos” sobre a idoneidade de Isabel dos Santos.

Depois do património da empresária ter sido arrestado por um tribunal angolano, o supervisor português diz agora que está a trocar informações com autoridades internacionais, para avaliar a adequação da acionista angolana do EuroBic.

Isabel dos Santos tem uma posição qualificada no banco português EuroBic, liderado por Teixeira dos Santos, são 42,5%, através da Santoro. A empresária não é administradora, mas cabe também ao Banco de Portugal assegurar a idoneidade dos donos das instituições financeiras, o que se aplica neste caso.

"O Banco de Portugal considera todos os factos novos que possam ser relevantes para efeitos de avaliação/reavaliação da adequação de quaisquer pessoas que exerçam funções de administração/fiscalização ou sejam acionistas de instituições por si supervisionadas. Para esse efeito o Banco de Portugal interage e troca informação, nos limites do quadro normativo aplicável, com todas as entidades e autoridades, nacionais e internacionais, de forma a poder consubstanciar factos que possam ser relevantes no contexto desse juízo.”

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários também já avançou esta quinta-feira que está “a acompanhar as implicações” do arresto judicial dos bens de isabel dos Santos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+