Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Flores e Corvo. Marcelo admite que restabelecer normalidade no abastecimento é "prioridade"

31 dez, 2019 - 22:49

Passagem do furacão Lorenzo destruiu o porto das Lajes das Flores, provocando dificuldades na chegada de mercadorias ao grupo ocidental dos Açores.

A+ / A-

O Presidente da República considerou esta terça-feira que o restabelecer da "normalidade" na chegada de mercadorias às ilhas das Flores e do Corvo após a passagem do furacão Lorenzo é uma "prioridade" que tem seguido com o Governo dos Açores.

"O senhor presidente do Governo Regional [dos Açores] tem-me informado daquilo que tem sido feito", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, falando aos jornalistas na ilha do Corvo, onde hoje entra em 2020.

O chefe de Estado sublinhou que a partir de 10 de janeiro estará nos Açores um navio "especificamente vocacionado" para resolver "de forma mais eficaz" o problema do abastecimento de bens, produtos e materiais às ilhas do grupo ocidental da região, Flores e Corvo.

"Há aqui uma prioridade que tem sido prosseguida, restabelecer a normalidade na vida das populações", concretizou Marcelo Rebelo de Sousa.

Os prejuízos provocados pelo Lorenzo, que passou pelos Açores no começo de outubro, ascenderam a 330 milhões de euros, 190 milhões dos quais em resultado da destruição total do porto das Lajes das Flores.

O Governo da República anunciou pouco depois o compromisso de assumir 85% do valor dos prejuízos, ficando o restante a cargo do executivo dos Açores e da comparticipação comunitária.

O executivo regional aprovou também um decreto-lei que estabeleceu medidas excecionais de contratação pública por ajuste direto a propósito dos danos provocados pela passagem do furacão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+