Radiografia 2019

D. Tolentino Mendonça, Papa Francisco e Jorge Jesus são as personalidades do ano para os leitores da Renascença

27 dez, 2019 - 09:47

A crise no SNS, as alterações climáticas e a vitória de Portugal na Taça das Nações foram considerados os acontecimentos do ano.

A+ / A-

Os leitores do site da Renascença elegeram o Cardeal D. Tolentino Mendonça e a crise no Serviço Nacional de Saúde (SNS) como personalidade e acontecimento nacional de 2019, respetivamente.

No espaço de pouco mais de um ano, D. Tolentino Mendonça passou de sacerdote a arcebispo e foi feito cardeal. Aos 53 anos, o poeta português que recebeu o anel e barrete cardinalícios num consistório convocado pelo Papa, obteve um total de 31% dos votos.

D. Tolentino Mendonça foi eleito a personalidade nacional de 2019, seguido de Rui Pinto, com 27%. Pirata informático para uns, denunciante para outros, foi detido no início do ano, na Hungria, e extraditado para Portugal. Está em prisão preventiva.

Na terceira posição, com 15%, ficou Miguel Duarte, jovem português que arrisca uma pena de 20 anos de cadeia em Itália, por ajudar a salvar milhares de migrantes no Mar Mediterrâneo.

Na categoria acontecimento nacional, o mais votado foi a crise no SNS, marcada por falta de profissionais, serviços encerrados, greves de médicos e enfermeiros e centenas de consultas e cirurgias adiadas. Teve 23% dos votos dos utilizadores da página da Renascença.

Em segundo lugar ficaram as mortes por violência doméstica, com 16%, e em terceiro a extrema-direita e os novos partidos no Parlamento, com 16%, igualmente.

2019 no Portugal dos pequenos. A crónica do ano com bonecos
2019 no Portugal dos pequenos. A crónica do ano com bonecos

No plano internacional, o Papa Francisco foi eleito, mais uma vez, a personalidade do ano, com 38% dos votos.

Em segundo lugar ficou Greta Thunberg, a jovem ativista de 16 anos que impulsionou o movimento estudantil contra a inação climática. Greta arrecadou 20% dos votos, seguida por Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, com 11%.

O acontecimento internacional de 2019 para os leitores da Renascença é a crise climática global, com 41% dos votos e uma larga margem para o segundo classificado – o incêndio em Notre-Dame.

Os protestos em Hong Kong e a crise na América Latina ocupam o terceiro e quarto lugar, respetivamente.

2019 no mundo. O ano da emergência climática
2019 no mundo. O ano da emergência climática

A edição deste ano contou com uma novidade – a nova categoria de desporto. No universo desportivo foi Jorge Jesus quem conquistou a primeira posição no pódio da personalidade do ano de 2019, com 35% dos votos.

Jesus foi o primeiro técnico português a conquistar a dobradinha no Brasil - o Brasileirão e a Taça dos Libertadores. Dois títulos num fim de semana histórico que levou cerca de dois milhões de adeptos às ruas do Rio de Janeiro.

Em segundo lugar, com 13% dos votos, ficou João Félix, que abandonou o Benfica e rumou ao Atlético de Madrid, numa transferência que custou 126 milhões de euros ao clube espanhol.

A conquista portuguesa da Taça das Nações foi a grande vencedora do acontecimento desportivo do ano, seguida da vitória da seleção portuguesa no mundial de futebol de praia, com 55% e 14%, respetivamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+