Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Barómetro Esperança. Portugueses acreditam num futuro melhor

30 dez, 2019 - 08:01 • Carla Caixinha , Isabel Pacheco

Estudo desenvolvido até final novembro revela que ainda que no âmbito das relações sociais “ter com quem contar dá mais esperança aos portugueses”.

A+ / A-

Os portugueses estão otimistas quanto ao futuro, revela o “Barómetro Esperança” que a Renascença divulga, numa parceria com a Universidade de Lisboa. As questões ambientais são uma grande preocupação, mas há um desejo muito grande de uma sociedade mais coesa.

“O questionário mostra-nos que temos pessoas com níveis de esperança elevados e com bons níveis de bem-estar e de apoio social – o que é um elemento fundamental para a esperança. Felizmente há uma percentagem muito baixa de portugueses a dizer que se sentem sozinhos ou rejeitados do ponto de vista social”, descreve Helena Águeda Marujo, coordenadora do estudo e docente do ISCSP-ULisboa.

A investigadora afirma que Portugal tem resultados bons, tendo indicadores mais elevados do que a Suíça. “Isto é muito surpreendente, porque tradicionalmente os portugueses nos questionários em temas positivos tendem a colocarem-se abaixo das médias em tudo o que tem que ver aspetos como o otimismo, esperança e felicidade. Isso começou a mudar no ano passado.”

Apesar de otimistas, os portugueses receiam os efeitos das novas tecnologias, mas estão confiantes no papel da ciência, principalmente na área da saúde.

No âmbito das relações sociais “ter com quem contar dá mais esperança aos portugueses”, disse à Renascença Helena Águeda Marujo.

A nível nacional, estão descontentes com questões económicas e ecológicas. Mais de 96% da população têm esperança sociedade mais verde e harmoniosa, que valorize a cooperação e a comunidade, e com uma distribuição mais igualitária da riqueza.

Segundo a investigadora, há alguma preocupação relacionada com cenários futuros. Os portugueses mostram-se ainda cautelosos em relação ao desenvolvimento do país nos próximos 20 anos.

O estudo revela que temem a probabilidade de um mundo marcado por crises, como o crescimento da população, a degradação do ambiente, os conflitos éticos e religiosos e novas doenças.

“O que lhe dá Esperança para o ano 2020?”, “Quais foram as suas melhores experiências em 2019?”, “Está feliz com a sua vida e com as relações que estabelece com os outros no seu dia-a-dia?”, são algumas das perguntas por detrás de um estudo desenvolvido até ao final do mês de novembro, que contou com o apoio da Rádio Renascença.

Esta investigação integra-se no Hope-Barometer International Research Project e faz parte de uma iniciativa internacional, que o ano passado envolveu mais de 23 mil pessoas em vários países.

É realizado desde 2009 na Suíça e depois envolveu Austrália, Colômbia, República Checa, França, Índia, Israel, Itália, Malta, Nigéria, Polónia, Espanha, África do Sul e Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+