Tempo
|
A+ / A-

ONU

Guterres deposita esperança nos mais jovens para combater as alterações climáticas

30 dez, 2019 - 07:10 • Joana Gonçalves

Na mensagem de Ano Novo das Nações Unidas, secretário-geral apelou ao "empenho ativo" dos jovens.

A+ / A-
“Eu ouço a vossa voz e estou convosco”. Guterres dedica mensagem de ano novo aos jovens
“Eu ouço a vossa voz e estou convosco”. Guterres dedica mensagem de ano novo aos jovens

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, dedicou a sua mensagem de ano novo aos jovens de todo o mundo, que são para si “a maior fonte de esperança”.

Guterres alertou, também, para o perigo das alterações climáticas e apelou ao “empenho ativo” dos jovens.

“Da ação climática à igualdade de género, da justiça social aos direitos humanos, a vossa geração está na linha da frente por um mundo melhor. A vossa paixão e determinação são inspiradoras”, afirmou o secretário-geral da ONU.

“Eu ouço a vossa voz a exigir justamente um papel na construção de um futuro e estou convosco. A Organização das Nações Unidas está convosco e pertence-vos”, acrescentou.

Na sua mensagem de ano novo, António Guterres deixou, ainda, um alerta: “as alterações climáticas não são apenas um problema a longo prazo, mas um perigo claro e presente”.

“Não podemos dar-nos ao luxo de ser a geração que ignorou esta realidade e comprometeu o futuro do planeta”, continuou o antigo primeiro-ministro português.

“Continuem a pensar em grande. Continuem a superar barreiras. E continuem a pressionar”, incitou Guterres.

Em 2020, a ONU completa 75 anos e, a este propósito, vai lançar uma Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, o plano para uma “globalização justa”, adiantou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    30 dez, 2019 10:50
    As preocupações primeiras deveriam ser as vidas humanas que são eliminadas através do aborto e eutanásia, mais que as “alterações climáticas e jovens nas prioridades de Guterres na mensagem de Ano Novo”. Guterres prefere defender o politicamente correto, esquecendo o imoral…e o criminoso.

Destaques V+