Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra comercial entre Estados Unidos e China custou quase 400 mil milhões de euros

30 dez, 2019 - 14:40 • Sandra Afonso

Estimativa é da seguradora francesa Euler Hermes.Ainda assim, a China deverá superar as perdas deste ano e estará, juntamente com os EUA, entre os países que registam maiores ganhos com exportações.

A+ / A-

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China provocou perdas de quase 400 mil milhões de euros no comércio mundial. É o balanço para este ano da Euler Hermes, acionista da companhia de seguro de créditos COSEC. Num estudo divulgado esta segunda-feira, a seguradora francesa diz que em 2019 o comércio mundial de bens e serviços deverá ter registado o crescimento mais lento da última década (1,5%).

Ainda segundo este trabalho, “Trade Wars: May the Trade Force be with you“, a China, a Alemanha e Hong Kong foram as economias mais afectadas, perderam 60, 56 e 45 mil milhões de euros, respectivamente. O fraco crescimento do comércio mundial afectou sobretudo as exportadoras e os sectores da eletrónica, metais e energia.

EUA e China mantêm braço de ferro em 2020 e são quem mais ganha

Na origem do rombo nas contas deste ano das exportadoras está a guerra comercial entre os EUA e a China e, de acordo com a Euler Hermes, vai-se manter “o cenário de protecionismo generalizado e de tensão comercial” entre as duas maiores economias do mundo.

Em 2019, a guerra comercial deu origem a cerca de 1.290 novas barreiras comerciais do lado norte-americano, “o número de acordos regionais de comércio reduziu-se a um terço e as tarifas médias à importação cobradas pelos Estados Unidos mais do que duplicaram desde 2017”.

Ainda assim, a China deverá superar as perdas deste ano e estará, juntamente com os EUA, entre os países que registam maiores ganhos com exportações. Segundo este estudo, os chineses deverão arrecadar 81 mil milhões de euros e Washington 78 mil milhões de euros. Enquanto isso, Índia, África do Sul e Suécia deverão registar as maiores perdas no comércio mundial, entre cinco e quatro mil milhões de euros.

Para o próximo ano a seguradora de créditos prevê apenas uma ligeira melhoria nas trocas comerciais (1,7%), reflexo do abrandamento da economia mundial, da manutenção da elevada incerteza económica e política, e da subida das tarifas globais.

Comércio mais sustentável, mas com um preço

Em 2020 haverá mexidas na lei, para garantir “um comércio internacional mais sustentável”. Em causa estão objectivos como a criação de regulamentação sobre o transporte comercial e emissões de carbono dos produtos transacionados.

Na Europa, segundo este estudo, “supondo que o mecanismo de ajuste de carbono na fronteira implicará uma taxa de 1%, o impacto nas importações pode ser de 6,3 mil milhões”. Estas alterações afectam sobretudo as exportações da Rússia, Estados Unidos e China.

No próximo ano é também esperada a aplicação das tarifas às importações de automóveis europeus pelos Estados Unidos, que têm vindo a ser adiadas. Os actuais 3% podem aumentar para 10% e 25%, afectando sobretudo Alemanha e Reino Unido, os principais construtores automóveis. Poderá implicar perdas agregadas, na União Europeia, de 3,6 mil milhões por ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+