Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cáritas Diocesana de Viseu

“Um brinquedo por um sorriso”, a pensar nas crianças que não recebem prendas

21 dez, 2019 - 19:41 • Liliana Carona

A diocese de Viseu promoveu hoje no Complexo da Igreja Paroquial de Nelas a iniciativa solidária: “Um brinquedo por um sorriso”. Este é um projeto solidário de uma empresa de Braga, que conta com a parceria da Cáritas e que quer levar a magia ao Natal das crianças com carências económicas. 100 brinquedos novos foram entregues às crianças do concelho de Nelas, as que não receberiam outro presente se não fosse este, mas também às outras, porque a Cáritas não quer que se aponte o dedo a quem mais precisa de ajuda.

A+ / A-
“Um brinquedo por um sorriso”, a pensar nas crianças que não recebem prendas

O presidente da Cáritas Diocesana de Viseu, Monteiro Marques, chama uma a uma, as crianças que vão receber um brinquedo por um sorriso. “A maioria não teria brinquedos novos. Com certeza absoluta que se não fosse a Cáritas e a iniciativa desta empresa só receberiam roupa. Há muitas crianças carenciadas e o dinheiro dos pais não chega para prendas”, sustenta o responsável da Cáritas de Viseu, acrescentando que “nestas sessões não podemos escolher só as crianças carenciadas, temos que os selecionar a todos, para não colocar ricos de um lado e pobres de outro”.

Maria João, seis anos, é a primeira a desembrulhar a prenda. “Wow nunca tive isto”, afirma com convicção. Nunca teve aquele brinquedo que lhe foi parar ao colo graças a uma iniciativa de uma empresa de Braga em parceria com a Cáritas. “Há uma empresa de Braga, a PRIMAVERA BSS que pergunta quem são as crianças a nível nacional que querem ser beneficiadas com um brinquedo, nomeadamente aquelas que não receberiam de outra maneira, e depois numa plataforma on-line é possível ser madrinha ou padrinho destas crianças e oferecer uma prenda, o brinquedo que eles escolheram”, explica Monteiro Marques.

A catequista Susana Trigo tem estado atenta às crianças com mais dificuldades. “Nem todas as crianças têm a possibilidade de ter um brinquedo novo e é gratificante poder fazer isto na catequese com a ajuda da Cáritas”, sublinha. Brinquedos novos para todos, prontos a estrear. Diogo, 8 anos, já tem o carro telecomandado nas mãos, basta “por pilhas e carregar no botão”.

A PRIMAVERA BSS ao longo dos últimos 10 anos entregou cerca de 10.000 brinquedos a milhares de crianças desfavorecidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+