Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto espera “multidão” na passagem de ano e anuncia medidas de segurança

27 dez, 2019 - 15:42 • Redação com Lusa

Autarquia e autoridades esperam que os festejos decorram sem incidentes. Os concertos na Avenida dos Aliados começam já este sábado.

A+ / A-

Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, as autoridades policiais e a autarquia do Porto, adiantaram algumas informações e conselhos a ter em atenção para que os festejos da passagem de ano, que começam já este sábado, dia 28, ocorram sem incidentes.

À semelhança do ano anterior, são esperadas, no dia 31 de dezembro, 200 mil pessoas na Avenida dos Aliados e zonas envolventes. Por essa razão, “a grande preocupação será o controlo de multidões”, afirmou o superintendente-chefe Paulo Lucas, esclarecendo que os populares não serão revistados ao entrar na praça, salvo algumas pessoas “com perfil de risco”.

Embora os comerciantes estejam impedidos de vender bebidas em recipientes de vidro, será permitido que as pessoas levem espumante, champanhe ou similares, mas é pedido que as garrafas sejam depositadas em contentores especiais.

Para esta recolha, a câmara mobilizou 80 funcionários, adiantou o presidente da autarquia, Rui Moreira, acrescentando que na última passagem de ano no Porto foram registadas apenas 61 ocorrências ligeiras, número que espera reduzir ainda mais desta vez.

O autarca manifestou ainda a esperança de que as condições meteorológicas permitam "uma nova enchente naquela que é a principal sala de visitas da cidade do Porto".

A melhor solução para chegar ao centro do Porto, aconselhou Rui Moreira, será através de transporte público, já que haverá fortes condicionamentos à circulação e ao estacionamento no centro urbano.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), o Metro, e a CP asseguraram transportes reforçados, que estarão em funcionamento ao longo de toda a madrugada.

Também para desencorajar o uso do transporte privado para o centro da cidade, os parques de estacionamento da Casa da Música, Campo Alegre, Metro/Dragão e Campo 24 de Agosto oferecem lugares com tarifários especiais.

Atividades para todos já a partir deste sábado

Apesar de a "festa maior" estar marcada para 31 de dezembro, as festividades de passagem de ano no Porto começam já na noite de sábado, dia 28, com o primeiro de quatro concertos na Avenida dos Aliados, com a cantora Marta Ren e Orquestra Jazz de Matosinhos.

No domingo, a partir das 18h00, decorre a tradicional Corrida de São Silvestre, com partida e chegada na Avenida dos Aliados, que segundo Rui Moreira, "é uma edição que promete ser histórica, já que juntará 17 mil participantes de 42 países".

Na terça-feira, a noite de passagem de passagem de ano no centro cívico do Porto inicia-se, às 22h30, com um concerto com o músico portuense de Tiago Nacarato.

O fogo de artifício, um dos atrativos da passagem de ano do Porto, será lançado exclusivamente a partir do edifício da Câmara Municipal a partir das 00h00 do primeiro dia de 2020 e terá a duração exata de 16 minutos, adiantou a vereadora da Câmara do Porto Catarina Araújo.

Após o fogo de artifício, está previsto novo concerto com Miguel Araújo, também artista portuense.

Na praça dos Poveiros e no Largo Amor de Perdição haverá espetáculos alternativos, animados por DJ's, até às 4h00 da manhã.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+