Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desde que Bolsonaro é Presidente, há mais 23 mil brasileiros com posse de arma

27 dez, 2019 - 19:44 • Redação com Lusa

A liberalização da posse e do porte de armas foi uma das principais promessas eleitorais de Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil desde 1 de janeiro de 2019.

A+ / A-

Nos primeiros 11 meses do Governo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, os registos para posse de arma de fogo aumentaram 48%, segundo dados avançados esta sexta-feira pela imprensa.

Em 2018 existiam 47.600 brasileiros com posse de arma. Em novembro deste ano são mais de 70.000. Este registo é o mais elevado desde que há registo (1997).

Estes dados dizem respeito à permissão para posse de armas em casa ou no comércio, mas este registo não concede autorização para que as pessoas andem armadas nas ruas.

A liberalização da posse e do porte de armas foi uma das principais promessas na campanha de Jair Bolsonaro, que foi eleito em outubro de 2018 e tomou posse a 1 de janeiro deste ano.

Neste primeiro ano de mandato, o chefe de Estado publicou oito decretos que flexibilizavam a posse e o porte de armas, mas teve que recuar na maioria das vezes porque as medidas desencadearam controvérsias e contestações judiciais.

A crítica principal a esta flexibilização é o argumento de que o aumento de armas só agrava a violência num país onde a taxa de homicídio já é elevada.

Em 2018, o Fórum de Segurança Pública, organização não-governamental, que recolhe dados sobre crimes no país, estimou que foram assassinadas 57.341 pessoas no Brasil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Juvan
    27 dez, 2019 Brasil 20:04
    Sim, aumentou a quantidade de pessoas com porte de armas, porém, isso não aumentou a violência. Na realidade, os dados indicam que a violência diminuiu 22%, em relação aos anos anteriores.

Destaques V+