Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​DGS. “Estamos em atividade gripal crescente, moderada, a caminho do pico”

26 dez, 2019 - 13:18 • Cristina Nascimento

Diretora-geral da Saúde garante que até ao momento não se verificaram casos de gripe graves.

A+ / A-

A Direção-geral da Saúde garante que estamos “a caminho do pico” da atividade gripal.

“Estamos em atividade gripal crescente, moderada, a caminho do pico. Calcula-se que estejamos em pico agora ou para a semana ou dentro de suas semanas, o mais tardar”, explicou a diretora-geral, Graça Freitas.

A responsável da DGS garante que, “até agora a situação é controlada”, que têm estado “a monitorizar as urgências hospitalares, os cuidados de saúde primários e com casos que não têm sido graves”.

As temperaturas mais amenas e a vacinação podem justificar o cenário que se verifica.

Em entrevista à Renascença, a diretora-geral da Saúde já tinha admitido que o pico da gripe devia ser atingido entre o Natal e o Ano Novo. Graça Freitas explicou que a evolução da atividade gripal depende do tipo de vírus que circula.

“Há vírus que circulam mais precocemente, que é o que está a acontecer este ano, e há vírus cuja circulação é mais tardia. Tudo indica que o vírus, que este ano parece que vai dominar a atividade gripal, vai ter uma atividade mais precoce”, explicou a especialista.

A DGS recomenda a vacinação aos profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, incluindo os bombeiros, bem como a pessoas entre os 60 e os 64 anos, grávidas e alguns doentes crónicos.

Este ano, pela primeira vez, as vacinas são tetravalentes, protegendo contra quatro tipos de vírus, quando até aqui protegiam para um máximo de três. A vacina tetravalente faz aumentar a probabilidade de o conteúdo da vacina coincidir com os vírus que vão circular e há a expectativa de a vacina ser mais efetiva.

A gripe é uma doença contagiosa e que geralmente se cura de forma espontânea. As complicações, quando surgem, ocorrem sobretudo em pessoas com doenças crónicas ou com mais de 65 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+