Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeal D. José Tolentino Mendonça recebe Medalha de Mérito da Madeira

23 dez, 2019 - 07:10 • Lusa

A atribuição da Medalha de Mérito pelo parlamento madeirense representa o reconhecimento do percurso de vida do cardeal, poeta e professor, nascido em dezembro de 1965, em Machico.

A+ / A-

O cardeal D. Tolentino de Mendonça recebe esta segunda-feira, pelas 11h00, a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, atribuída pela Assembleia Legislativa, numa cerimónia no parlamento que poderá ser acompanhada pelo público no exterior, em recinto coberto.

A Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) preparou "um grande espaço" para acolher as pessoas que queiram acompanhar a atribuição da Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira ao cardeal, "no exterior, junto à capela e porta principal", em recinto coberto e com capacidade para 250 lugares sentados, indica um comunicado.

De acordo com o parlamento da Madeira, o público poderá presenciar a chegada do cardeal e seguir a cerimónia através de ecrãs gigantes e de um sistema de som montados para o efeito. A chegada de D. Tolentino de Mendonça está prevista "para pouco depois das 10h30", acompanhado pelos familiares e pelo bispo do Funchal, Nuno Brás.

Antes da cerimónia, D. José Tolentino Mendonça será recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, na "Sala Rosa" do parlamento, onde lhe será oferecido um graffiti com a imagem do cardeal, da autoria do escultor Ricardo Veloza.

O ato solene de atribuição da Medalha de Mérito a D. Tolentino Mendonça acontece às 11h00 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, prevendo-se intervenções de José Manuel Rodrigues e de Tolentino de Mendonça.

A Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira foi criada há 40 anos para "galardoar as entidades singulares ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, em vida ou a título póstumo, que tenham prestado assinaláveis serviços à Região ou que, por qualquer outro motivo, a Região entenda dever distinguir", destaca a ALM, no comunicado.

A atribuição da Medalha de Mérito pelo parlamento madeirense representa, assinala o parlamento madeirense, o reconhecimento do percurso de vida do cardeal, poeta e professor, nascido em dezembro de 1965, em Machico. D. José Tolentino Mendonça, de 54 anos, é o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício, após o cardeal de Bangui (República Centro-Africana), Dieudonné Nzapalainga, de 52 anos.

É autor de numerosos livros pelos quais ficou conhecido nos mais diversos quadrantes sociais. O madeirense, arquivista do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica, iniciou os estudos em Teologia em 1982 e foi ordenado padre em 1990. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e foi professor e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, a instituição onde fez o doutoramento em Teologia Bíblica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+