Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro do Ambiente promete diques do Mondego reparados em dois meses

23 dez, 2019 - 11:52 • Lusa

O ministro Matos Fernandes argumenta que os diques suportaram uma pressão de água muito superior àquela para a qual tinham sido projetados e diz que “a situação não foi mais grave" graças ao "extraordinário trabalho de manutenção”.

A+ / A-

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, avançou, esta segunda-feira, que o Governo “vai recuperar os dois diques” que cederam no rio Mondego, em Montemor-o-Velho, e que espera ter os trabalhos “completamente” concluídos no prazo de dois meses.

“O risco de atingir Montemor-o-Velho, que nunca é nulo, é, neste momento, muitíssimo reduzido. Ontem [no domingo] estivemos já em obra a reforçar pontos mais frágeis. Nos sítios das ruturas não temos maneira de fazer chegar as máquinas. Aguardamos agora que o terreno vá secando e quero acreditar que, em dois meses, aqueles diques estão completamente reparados”, afirmou JMatos Fernandes aos jornalistas, no Porto, à margem da cerimónia dos 70 milhões de passageiros do Metro.

O ministro notou que os diques suportaram uma pressão de água muito superior àquela para a qual tinham sido projetados e frisou que “a situação não foi mais grave pelo extraordinário trabalho de manutenção” realizado no local, nomeadamente com o investimento de “cinco a seis milhões de euros”.

Este valor, explicou, foi gasto “a limpar leitos periféricos e com a obra de desassoreamento do Mondego frente à cidade Coimbra que a Quercus contesta”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO FERREIRA
    23 dez, 2019 14:09
    Dois meses e quantos anos?

Destaques V+