Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Metro do Porto anuncia novos veículos em parceria com a Escola de Artes e Design

23 dez, 2019 - 13:47 • Redação com Lusa

A empresa, que transportou 70 milhões de pessoas desde o início de 2019, está a desenvolver um projeto piloto para acomodar mais pessoas por carruagem.

A+ / A-

A partir de 6 de janeiro, a Metro do Porto vai disponibilizar duas novas composições com bancos longitudinais que irão acomodar “mais gente, com mais conforto” e “menos tempo de paragem”, anunciou esta segunda-feira a empresa.

"Trata-se de um projeto-piloto que estamos a desenvolver em colaboração com a ESAD [Escola Superior de Artes e Design]. Teoricamente, a nova configuração destas duas composições permite aumentar quatro lugares, mas o mais importante é a maior capacidade de acomodação, a maior fluidez e menos tempo de paragem, que é importante para a operação", disse Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, na cerimónia que assinalou os 70 milhões de clientes da empresa em 2019.

Com um crescimento de 13% de clientes desde abril, altura em que entrou em vigor o PART -- Programa de Apoio à Redução Tarifária --, a empresa vai ainda arrancar, em 2020, com o projeto para alterar o término da linha amarela no Hospital de São João, com vista a aumentar de 11 para 16 o número de "veículos por hora em hora de ponta", acrescentou o responsável.

Quanto aos dois veículos que entram ao serviço no próximo mês, o presidente da Metro do Porto esclareceu que vão servir de teste, sendo intenção da empresa "fazer a alteração para toda a frota de Eurotram", se os clientes ficarem satisfeitos com a mudança.

"A mudança aumenta muita área disponível. Vamos ter mais capacidade de acomodar mais gente com mais conforto. Atualmente, quando nos dizem que há sobrelotação, essa perceção acontece quando o veículo tem uma ocupação de 80%, porque há ocupação incorreta do espaço disponível", descreveu.

Quanto às propostas para as empreitadas da nova linha rosa, no Porto, e do prolongamento da linha amarela em Vila Nova de Gaia até Vila d' Este, o responsável disse esperar que sejam entregues até 18 de fevereiro, com a perspetiva de arrancar com as obras em junho de 2020 e, "até 2023, estar em condições para começar a operação comercial".

Na companhia do Ministro do Ambiente, Tiago Braga destacou o número "absolutamente extraordinário" de transporte de 70 milhões de clientes "desde o início de 2019", no 17.º ano de operação da empresa.

"As melhores estimativas para o melhor cenário apontavam para 60 milhões. Estamos com 10 milhões a mais", frisou.

A empresa chinesa CRRC Tangsthan venceu o concurso para entregar 18 novas composições à Metro do Porto, por 49,6 milhões de euros, menos 6,5 milhões do que o valor base do procedimento.

Atualmente, a frota da Metro do Porto é constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train e empresa opera em sete concelhos, com uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+