Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2019. INE diz que há excedente orçamental de 1% até setembro

23 dez, 2019 - 11:48 • Redação com Lusa

De acordo com o relatório, tendo apenas em conta o período junho/setembro, o saldo foi positivo em cerca de 2.461,3 milhões de euros (4,6% do PIB).

A+ / A-

O Instituto Nacional de Estatística (INE) avançou, esta segunda-feira, que o excedente das Administrações Públicas (AP) atingiu 1% do PIB nos primeiros nove meses do ano.

“No conjunto dos três primeiros trimestres de 2019, o saldo das AP foi também positivo correspondendo a 1,0% do PIB (0,4% em igual período do ano anterior)”, indica o relatório do INE.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) antecipava que o saldo orçamental tivesse ficado em 0,9% do PIB até setembro, em contas nacionais, que são aquelas que contam para Bruxelas.

O INE adianta que o saldo das AP foi nulo no ano terminado no terceiro trimestre e, tendo em conta apenas o terceiro trimestre, o saldo das AP fixou-se em cerca de 2.461,3 milhões de euros (o equivalente a 4,6% do PIB), o que compara com 5,4% em igual período do ano anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+