Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Famílias portuguesas estão a poupar mais

23 dez, 2019 - 13:49 • Lusa

INE diz que a taxa de poupança aumentou ligeiramente em resultado de um aumento nas remunerações.

A+ / A-

A taxa de poupança das famílias subiu para 6,2% do rendimento disponível no terceiro trimestre – mais uma décima do que nos três meses anteriores, informa o Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta segunda-feira.

De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional agora divulgadas, "a taxa de poupança das famílias aumentou ligeiramente, para 6,2% do rendimento disponível (6,1% no trimestre anterior), resultante do aumento do rendimento disponível (0,9%) superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) ao crescimento da despesa de consumo final".

O INE explica que "a evolução do rendimento disponível das famílias foi determinada pelo crescimento de 1,1% das remunerações recebidas, que explicam 0,7 p.p. do aumento do rendimento".

Já o investimento das famílias registou uma taxa de variação de 1,8% no terceiro trimestre de 2019, face aos 1,7% registados no trimestre anterior (valor agora revisto uma décima em alta face ao anteriormente anunciado, de 1,6%).

De acordo com o gabinete de estatísticas nacional, a economia registou uma capacidade de financiamento de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano acabado no segundo trimestre de 2019, "inferior em 0,2 p.p. à registada no trimestre anterior.

Um comportamento que "resultou fundamentalmente do agravamento do saldo negativo das transações de bens e serviços com o exterior, com as importações a crescerem mais que as exportações (1,3% e 0,8%, respetivamente)", lê-se no relatório.

Os mesmos dados mostram que a capacidade de financiamento exclusivamente das famílias aumentou para 1,2% do PIB, mais uma décima que o registado no trimestre anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+