Tempo
|
A+ / A-

Afeganistão

Marcelo visita (com direito a “selfies”) tropas portuguesas em Cabul. "Portugal não se defende só nas fronteiras"

22 dez, 2019 - 16:25

Há atualmente 213 militares portugueses em missão da NATO no Afeganistão.

A+ / A-

O Presidente da República fez este domingo uma visita de pouco mais quatro horas e meia aos militares portugueses no aeroporto de Cabul, em missão da NATO no Afeganistão, onde não faltaram as “selfies” com soldados e oficiais.

O Falcon da Força Aérea Portuguesa que transportou, com Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro da Defesa, Gomes Cravinho, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, José Nunes da Fonseca, chegou cerca das 15h00 (11h00 em Lisboa) à base onde estão a tropas da missão Resolute Support (RS), da Aliança Atlântica. Após a chegada, Marcelo foi almoçar com os militares, em que fez um discurso para elogiar a missão dos portugueses, um total de 213 homens e mulheres, o maior número dos quais (154) são a Força de Reação Rápida na base militar de Cabul, de resposta a qualquer situação de perigo ou emergência.

O comandante supremo das Forças Armadas elogiou o trabalho das forças, apesar de este grupo, o quarto contingente desde 2017, estar há apenas um mês e meio em missão e agradeceu-lhes o esforço neste tempo de Natal, “de família e da família militar”.

O Presidente falou às tropas para dizer que estava ali, na cantina, numa “festa dupla de família, de família portuguesa e de família militar”. E disse mesmo que este almoço, com os militares destacados, “vale tanto quanto o jantar que irá ter, dentro de dois dias, com os filhos e os netos”.

A cerca de 7.000 quilómetros de Portugal, o Presidente da República justificou que o país “não se defende apenas nas fronteiras”, mas sim em missões como esta, da NATO, de estabilização do Afeganistão. De seguida, inaugurou um monumento em honra dos mortos portugueses no Afeganistão – Roma Pereira, em 2005, e Oliveira Pedrosa, em 2007 - uma réplica em tamanho pequeno do memorial pelos mortos da guerra colonial, que existe em Belém, Lisboa.

No final, antes do “briefing” com os comandantes da força portuguesa, houve oportunidade para, em ambiente descontraído, fazer umas dezenas de “selfies”. “E agora, não fazemos uma ‘selfie’?”, perguntou o Presidente que é também Comandante Supremo das Forças Armadas.

O regresso do Presidente da República e comitiva a Portugal deu-se cerca das 18h30.

Por razões de segurança, só a essa hora, e já depois de o avião com Marcelo ter descolado, foi divulgada oficialmente a visita do Presidente português pelas autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+