Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exército. Menos efetivos, mas esperança no futuro

22 dez, 2019 - 15:54 • Ana Rodrigues , Marta Grosso

“O Exército mantém o cumprimento das suas missões operacionais sem limitações”, garante à Renascença a porta-voz deste ramo das Forças Armadas.

A+ / A-

O Exército português tem hoje metade dos efetivos que tinha em 2002: 12.563 efetivos, revela neste domingo o jornal “Público”.

O número, muito abaixo das necessidades, é confirmado pela porta-voz do Exército, que assegura que as missões são sempre cumpridas.

“O Exército mantém o cumprimento das suas missões operacionais sem limitações. Ao nível da componente territorial, todos os apoios externos são garantidos sempre que os meios humanos e materiais se encontram disponíveis, estando salvaguardadas as tarefas cuja responsabilidade é das unidades propriamente ditas”, afirma a Tenente coronel Ana Silva à Renascença.

No total, as Forças Armadas têm pouco mais de 25.500 efetivos, apesar de um decreto-lei ter fixado o efetivo necessário para este ano entre os 30 e os 32 mil militares.

A porta-voz do Exército acredita nos esforços do Governo. “A previsão, a forma como o Exército encara o futuro é essencialmente com esperança e a convicção de que as medidas que estão a ser tomadas – e também aquelas que se encontram em estudo, em coordenação com a tutela – irão surtir efeitos para diminuir o número de saídas dos militares das fileiras do Exército”, refere.

Os esforços deverão “também para aumentar o interesse dos jovens portugueses que se identificam com a missão e com os valores do Exército: disponibilidade, disciplina, honra, lealdade e coragem”, conclui a Tenente coronel Ana Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    22 dez, 2019 Lisboa 22:53
    Quando o lençol é curto, os pés ficam de fora. Esta, aprendi eu no SMO. Se cumprem todas as missões mesmo tendo o efectivo reduzido a metade, das duas três: ou reduziram o numero de missões, ou não eram precisos tantos meios, ou a porta-voz é uma mentirosa.

Destaques V+