Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-executivos da France Télécom condenados por “bullying” a trabalhadores

21 dez, 2019 - 13:11 • Redação

No ano em que a empresa foi reestruturada, 19 trabalhadores puseram fim à vida. Sentença inédita em França condenou elementos da direção a pena de prisão e multa.

A+ / A-

Membros da anterior direção executiva da France Télécom, atual Orange, foram condenados a penas de prisão e multa por terem sido declarados culpados de “assédio institucional” e da criação de uma cultura de trabalho que espoletou diversos casos de suicídio na companhia de telecomunicações.

É a primeira vez que patrões são condenados por "implementarem" uma estratégia geral de “bullying”, mesmo sem terem interagido diretamente com os trabalhadores – o que pode abalar o mundo empresarial francês.

O ex-chefe executivo Didier Lombard, o ex-vice-presidente Louis-Pierre Wenes e o diretor de recursos humanos Olivier Barberot foram senteciados a um ano de prisão, mas com oito meses de execução suspensa, e multados em 15.000 euros.

Todos foram considerados culpados por crimes ocorridos em 2007 e 2008, quando foram implementados planos de redução de custos. O tribunal ouviu relatos angustiantes de vários funcionários e também de algumas famílias, que descreveram o abuso psicológico sistemático feito aos trabalhadores, afirmando que os chefes estavam meramente focados na redução de custos e de postos de emprego.

O advogado de Lombard já afirmou que irá recorrer da decisão.

Entre 2008 e 2009, a empresa que tinha sido privatizada, estava a realizar um plano de restruturação que implicava a eliminação de 22.000 empregos. Durante esse ano, suicidaram-se 35 funcionários.

A investigação concentrou-se nos casos de 39 funcionários, 19 dos quais puseram termo à própria vida, 12 que tentaram o suicídio e oito que sofreram de depressão aguda.

Muitos dos trabalhadores, incluindo um que saltou de um quinto andar, em frente a outros colegas, deixaram anotações onde expressavam profunda tristeza derivada do trabalho e afirmavam que a empresa tornara as suas vidas insuportáveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+