Tempo
|
A+ / A-

Mensagem de Natal - Santarém

Nascimento de Jesus veio “valorizar a vida humana”

18 dez, 2019 - 15:44 • Filipe d'Avillez

Na sua mensagem de Natal o bispo de Santarém recorda todos os que sofrem no mundo atual, incluindo os migrantes e as vítimas das manifestações de poder.

A+ / A-

O nascimento de Jesus veio “valorizar a vida humana”, diz o bispo de Santarém, D. José Traquina, na sua mensagem de Natal para 2019.

Na mensagem divulgada no site da diocese D. José Traquina recorda que Deus age de formas surpreendentes.

“Deus foi e é surpreendente. Não veio nascer neste mundo com riquezas materiais nem com receitas para os problemas. Veio valorizar a vida humana em cada pessoa e a Família, consagrando esta como o espaço privilegiado para a vida em comunhão de amor, e aprender a viver com os valores da verdade e da justiça. Em ambiente familiar”, escreve.

“Dois mil anos depois, a par com uma acentuada secura espiritual, temos em vários países, revoltas, migrações forçadas e muitas manifestações de poder onde as pessoas não são defendidas. Entre nós, temos a informação dos milhares de queixas de violência doméstica, violência entre jovens e abusos sexuais sobre crianças e outros menores. A família, que existe para bem e realização da vida e defesa das pessoas que a constituem, em muitas situações, torna-se o espaço da promiscuidade e da prática do crime”, diz ainda o bispo.

O Natal é a solução para estes e outros males que afligem a humanidade. “É mesmo necessário que haja Natal. É necessário apontar caminho diferente, e não será apenas com mais dinheiro e mais estabelecimentos prisionais. É necessário pensar e refletir sobre os nossos procedimentos na sociedade em que nos integramos, todos somos responsáveis por todos, não é uma questão apenas para os decisores políticos. Fazemos parte da sociedade civil, temos responsabilidade de colaborar na edificação do bem comum.”

“Promovamos a vigilância interior: sem sabedoria e sem um coração purificado do mal, não é possível viver humanamente, tornamo-nos lobos ferozes uns para os outros”, conclui D. José Traquina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Ferreira
    19 dez, 2019 18:30
    Enquanto católico procuro ler as mensagens de Natal que nos são dirigidas, pois são um estímulo para que possamos viver melhor a nossa Fé. Se me permitem "descontextualizar" um pouco, gostaria de deixar uma critica negativa à musica de Natal que a RR escolheu para este ano. INACREDITÁVEL...Como é possível que a rádio católica aprove uma música que só fala de consumo? Ou será que a Primarc , a FNAC, O Norte Shoping...pagaram a publicidade? Onde estão os verdadeiros protagonistas e simbolos desta quadra? Com alguma ironia ( que espero que me perdoem), deixava a sugestão: oiçam a musica de Natal da Comercial...Reflitam... Afinal é possível, com boa disposição ...Contar a verdadeira história de Natal!

Destaques V+