Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido. Parlamento aprova plano de Boris para o Brexit

20 dez, 2019 - 15:13

O documento apresentado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, passa à fase parlamentar seguinte.

A+ / A-

O Parlamento britânico aprovou esta sexta-feira o plano do primeiro-ministro, Boris Johnson, para a saída do Reino Unido da União Europeia a 31 de janeiro. O documento recebeu luz verde depois de um impasse de vários anos.

Um total de 358 deputados votaram favoravelmente o acordo do Brexit, enquanto 234 votaram contra.

Boris Johnson viu o seu plano passar no Parlamento com uma maioria de 124 deputados.

O documento apresentado pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, passa à fase parlamentar seguinte, onde poderá ainda sofrer alterações a nível de comissões parlamentares antes da aprovação definitiva, já em 2020.

"Estamos juntos neste novo Parlamento para quebrar o impasse e, finalmente, concretizar o Brexit", declarou Boris Johnson no início do debate.

O primeiro-ministro considera que a decisão de sair da União Europeia não deve ser encarada como "uma vitória de um lado sobre o outro ou de uma fação contra a outra".

"Este é o momento em que seguimos em frente e descartamos os velhos rótulos de sair ou ficar", apelou Boris Johnson.

O acordo de saída foi aprovado no Parlamento uma semana depois das eleições legislativas antecipadas, que deram uma maioria absoluta ao líder conservador.

[notícia atualizada às 16h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+