Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Durão Barroso considera "difícil" cumprir o Pacto ecológico europeu

20 dez, 2019 - 17:07 • Manuela Pires

Ex-presidente da Comissão Europeia diz que as metas são muito ambiciosas e difíceis de aplicar e que Estados Unidos e a China são nesta altura os "maiores poluidores" do mundo. Em declarações à Renascença, avisa ainda para os desafios que se colocam à competitividade das empresas do continente europeu.

A+ / A-

Durão Barroso deixou esta sexta-feira, em declarações à Renascença, um alerta para Bruxelas sobre o Pacto ecológico europeu. O ex-presidente da Comissão Europeia e primeiro-ministro português considera que a União Europeia (UE) vai estar na vanguarda deste movimento e mostrou-se favorável ao pacto apresentado para o combate às alterações climáticas no novo modelo de crescimento económico do continente. Porém, avisa que é preciso ter em conta a competitividade das empresas, porque se tiverem "de aplicar estas políticas e os outros países não o fazem, então há um problema de competição".

Numa entrevista realizada em Cascais, à margem do Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, Durão Barroso reconhece que o pacto tem metas muito ambiciosas e é preciso chamar os grandes poluidores a seguirem os mesmos passos. "Os Estados Unidos e a China são nesta altura os maiores poluidores. Mesmo que a Europa, por hipótese, tivesse hoje emissões zero, isso não resolvia o problema das alterações climáticas", ressalva.

Há cinco anos, quando era presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso conseguiu ver aprovado o pacote energético e climático da UE até 2030, que contemplava metas vinculativas a nível de redução das emissões de gases com efeitos de estufa e a incorporação de energias renováveis. No entanto, os objetivos eram apenas indicativos quanto ao aumento da eficiência energética.

Agora que a comissão estabeleceu este pacto ecológico, Durão Barroso avisa que as ideias têm de ser muito bem explicadas e acompanhadas de medidas adicionais, caso contrário os "setores tradicionais", como os trabalhadores do sector da indústria ou mesmo da agricultura, "podem revoltar-se".

"Foi isso que aconteceu em França com o movimento dos coletes amarelos", exemplificou. Barroso diz que o Governo de Paris decidiu aumentar o preço dos combustíveis por uma boa razão, para desenvolver alternativas, mas que as pessoas, "sobretudo da província, não aceitaram porque se sentiram discriminadas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+