Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liverpool-Flamengo. Jorge Jesus diz que Jürgen Klopp “também é um criador”

20 dez, 2019 - 15:38 • João Pedro Barros

Na antevisão da final do Campeonato do Mundo de clubes, no Qatar, o treinador português disse que os ingleses têm os “melhores jogadores do mundo”, mas mostrou confiança no seu trabalho tático.

A+ / A-

Os elogios de Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, a Jorge Jesus foram uma das notas mais importantes da conferência de imprensa de antevisão da final do Campeonato do Mundo de clubes, que se disputa este sábado (às 17h30 de Portugal continental), no Qatar, entre o Flamengo e o clube inglês. O treinador português respondeu esta sexta-feira na mesma moeda.

“Ele conseguiu também no Liverpool ser o criador de um 4-3-3- completamente diferente, que é muito criado por ele e que é muito complicado. O Klopp também é um criador daquilo que é o futebol. Uns são criadores, outros seguem, copiam”, afirmou Jesus, igualmente em conferência de imprensa.

Um dos itens a que Klopp se referiu foi a criatividade das equipas de Jesus nas bolas paradas. “É uma afirmação com a qual fico satisfeito, porque é um colega de profissão que consegue não só ver como dar mérito a quem criou alguma coisa na bola parada”, respondeu.

E o antigo treinador de Sporting e Benfica também não quis ficar atrás neste campeonato de elogios: “O Liverpool tem uma história de conquistas como clube de grande prestígio na Europa e no mundo. O Klopp esta a fazer recuperação espetacular no Liverpool, não só no campeonato inglês mas também na Champions”.

Liverpool tem os “melhores do mundo”, Flamengo os “melhores do Brasil”

Relativamente às hipóteses do clube brasileiro na partida de sábado, Jesus concedeu uma vantagem teórica ao adversário, pelo seu poder financeiro. Mas espera que o trabalho tático que tem vindo a realizar possa equilibrar o encontro.

“As equipas da Europa, quando chegam a uma final do Campeonato do Mundo, têm os melhor jogadores do mundo. E o Flamengo não tem os melhores jogadores do mundo, tem os melhores jogadores do Brasil. Mas como eles também são tão bons dá para fazer uma comparação e amanhã vamos ver se temos capacidade para nivelar o jogo”, analisou

A esperança é a de que a preparação do Flamengo possa “fazer a diferença a nível tático” e permitir um “equilíbrio”. “O Flamengo vem de um ano fantástico desportivamente, com as conquistas que tivemos e chegando à final do Campeonato do Mundo. São duas equipas muito parecidas em termos de estarem a recuperar prestígio internacional. São duas equipas, como diz o Bruno Henrique, que já estão noutro patamar. Vamos ver amanhã qual é a melhor", declarou.

“Não há nenhum campeonato com a paixão do brasileiro”, garante Jesus

Jorge Jesus deixou ainda duas mensagens críticas muito precisas: uma ao país anfitrião da prova, o Qatar, e outra aos brasileiros.

A primeira foi dirigida ao país asiático, que irá organizar o Campeonato do Mundo de seleções em 2022. “O Qatar não é um país de futebol e um Campeonato do Mundo – com todo o respeito pelo Qatar, que está a fazer uma grande organização – tem que ser num país em que amem o futebol e em que os estádios estão sempre cheios. É um cenário todo bonito, mas o foco principal, que é o calor dos espetadores, faltou um bocadinho”.

Quanto aos brasileiros, não valorizam devidamente o seu campeonato, conquistado pelo Flamengo em novembro: “O Liverpool está a pôr à frente o campeonato do seu país. O Brasil também tem de olhar para isto, o Brasileirão é um campeonato muito bonito. Não há nenhum campeonato do mundo com a paixão, entusiasmo e a beleza do campeonato brasileiro”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+