Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo piora no Centro e Sul e há cinco rios que podem transbordar

19 dez, 2019 - 14:56 • João Pedro Barros

Em caso de inundação pode ser necessário evacuar localidades. Em causa estão os rios Lima, Tâmega, Águeda, Douro e Mondego.

A+ / A-

A Proteção Civil está a vigiar cinco rios que estão “muito perto dos caudais de cheia” e que, por isso, “preocupam” as autoridades, face ao quadro de “precipitação forte” previsto para a tarde desta quinta-feira.

Em conferência de imprensa, o comandante Pedro Nunes especificou os cinco rios e as respetivas cidades que estão em causa: Lima (Ponte da Barca e Ponte de Lima), Tâmega (Amarante), Águeda (as cheias podem afetar a cidade homónima ao “final da tarde e início da noite”), Douro (Régua e Porto e Gaia, junto à foz) e Mondego.

Em caso de ocorrerem inundações pode ser necessário evacuar localidades, estando a Proteção Civil alerta para essa possibilidade.

Chuva, vento e agitação marítima seguem de norte para sul

O mau tempo vai passar por todo o país, tendo inicialmente afetado mais o Norte e dirigindo-se esta tarde para o Centro. Em Lisboa, a “precipitação e o vento” vão aumentar “a partir das 15h” desta quinta-feira.

Na madrugada e manhã de sexta-feira a instabilidade das condições meteorológicas deve afetar o Alentejo e o Algarve, ainda que com “quantitativos de precipitação menores”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+