Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Xi Jinping elogia Macau e deixa recados a Hong Kong

19 dez, 2019 - 16:16 • Redação

Presidente chinês está de visita a Macau, por ocasião do 20º aniversário da região admnistrativa, e enalteceu os macaenses por "escolheram a união e a negociação ao invés da discórdia e do conflito”

A+ / A-

O líder máximo chinês, Xi Jinping, está de visita a Macau e discursou, esta quinta-feira, num jantar de comemoração do 20º aniversário da transferência do território para a China.

Xi elogiou os “marcantes progressos de Macau desde que regressou à terra-mãe”, realçando que o governo e as pessoas da Região Administrativa Especial “estão muito conscientes que o seu futuro está profundamente ligado ao futuro da nação chinesa”.

Sem nunca se referir diretamente a Hong Kong, o Presidente chinês aproveitou para deixar alguns recados ao território que também passou por um processo de transição e onde se têm verificado diversos protestos nos últimos meses, afirmando que “os macaenses escolheram a união e a negociação ao invés da discórdia e do conflito”, por estarem conscientes que “uma família de harmonia e prosperidade e uma relação amigável levam a um bom futuro”.

O discurso, onde afirmou que os macaenses “partilham um forte sentimento de identidade nacional e patriotismo”, terminou com um brinde “à prosperidade e grande ascensão da nação chinesa”.

A visita de Xi Jinping começou NA quarta-feira e irá terminar na sexta-feira, com a tomada da posse do V Governo de Macau, que será chefiado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa, Ho Iat Seng.

Esta é a terceira visita do Presidente chinês a Macau.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+