Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Itália. Mais de 300 detidos em mega-operação antimáfia

19 dez, 2019 - 18:05 • Redação

Investigação iniciada em 2016 desmantelou organização mafiosa e deteve mais de 300 suspeitos, em que se incluem políticos e dirigentes de cargos públicos.

A+ / A-

A polícia militar italiana deteve mais de 300 pessoas, onde se incluem políticos e detentores de cargos públicos, por suspeita de pertencerem à ‘Ndrangheta, uma organização mafiosa, já classificada como "a segunda maior máfia da história italiana".

Cerca de 2.500 elementos das forças de segurança participaram nas buscas que decorreram esta quinta-feira, sobretudo na província italiana de Vibo Valentia, situada na região de Calábria.

Os suspeitos estão acusados de extorsão, sequestro, lavagem de dinheiro e pertença a organização mafiosa.

A investigação começou em 2016 e incluiu, pelo menos, 11 regiões italianas, nomeadamente, Lombardia, Sicília, Veneto, Toscania e Campania. Os suspeitos foram seguidos durante algum tempo, acabando por serem detidos na Alemanha, Suíça e Bulgária.

Entre os detidos estão Giancarlo Pittelli, um conhecido advogado de Catanzaro e ex-membro do partido de Silvio Berlusconi, Forza Italia, e também um presidente de câmara, um presidente de um partido político e um comandante da polícia.

“Tenho estado a trabalhar nesta investigação desde que me tornei procurador geral em Catanzaro”, afirmou Nicola Gratteri, um procurador especializado no combate à máfia, que dirigiu a investigação.

“Esta é a maior operação desde o Maxi-Trial de Palermo”, acrescentou, referindo-se ao processo criminal com 475 acusados, que desmantelou a máfia siciliana, entre 1986 e 1992.

Nicola Morra, o presidente da comissão parlamentar anti-máfia, declarou que “o Estado demonstrou, mais uma vez, a habilidade de reagir, disponibilizando meios e pessoas, atacando a questão de forma eficaz. A partir de hoje, em Calábria, o ar que se respira é melhor. É um ar com sabor a liberdade. Hoje é um bonito dia para um Estado de Direito”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+