Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Football Leaks

Contribuição de Rui Pinto para a “moralização do futebol é indiscutível”, afirma defesa

18 dez, 2019 - 19:41 • Redação

Francisco Teixeira da Mota considera evidente que Rui Pinto deve beneficiar do estatuto de "whistleblower", tendo em conta que os dados revelados pelo arguido permitiram iniciar inúmeros processos-crime.

A+ / A-

À saída do Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa, o advogado de Rui Pinto, Francisco Teixeira da Mota afirmou não ter dúvidas de que o arguido desempenhou uma função de “whistleblower” – em português, denunciante - e que a prisão preventiva está a ser utilizada para além daquilo para que está prevista.

Teixeira da Mota considerou “indiscutível” a contribuição do pirata informático para a “moralização do mundo do futebol”, acrescentando que “há inúmeros processos que resultam do ‘Football Leaks’. A acusação espanhola contra o senhor Nelio, Doyen e outros cúmplices refere expressamente o 'Football Leaks' como a origem da informação”.

Relativamente à medida de coação decretada, o advogado considera que é mantida “por um único crime que é da tentativa de extorsão” e por essa razão é “naturalmente contra a prisão preventiva”.

A fase instrutória do debate, em que se decide se o processo segue para julgamento e em que termos, começou esta quarta-feira, em Lisboa, e a defesa de Rui Pinto tem como estratégia diminuir o número de crimes de que o “hacker” está acusado, que, neste momento, são 147.

A decisão da instrução será conhecida a 13 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+