Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Tsunami Democràtic" promove mobilização em Barcelona em dia de clássico de futebol

18 dez, 2019 - 08:23 • Lusa

São esperados mais de 25 mil manifestantes que devem reunir-se esta tarde nas imediações do estádio Camp Nou, onde decorre o jogo entre o Barcelona e o Real Madrid.

A+ / A-

A plataforma "Tsunami Democràtic", que coordena ações de desobediência civil em protesto contra a condenação de independentistas catalães, promove esta quarta-feira um "dia de mobilização", que coincide com o jogo de futebol entre o Barcelona e o Real Madrid.

Segundo a plataforma separatista online, mais de 25.000 manifestantes devem reunir-se esta tarde nas imediações do estádio Camp Nou.

No passado dia 29 de novembro, através de um comunicado divulgado nas redes sociais, o grupo convidou "os cidadãos a reservar a data" de 18 de dezembro e a "deslocarem-se à cidade de Barcelona", pedindo que confirmassem a presença através da aplicação.

Para o clássico de hoje, a polícia preparou um destacamento especial de 3.000 efetivos, com mobilização de polícias e uma equipa de segurança privada para tentar garantir que os autocarros das equipas chegam a tempo e que nada interrompe o jogo.

Antes da partida, as duas equipas vão ficar no mesmo hotel, próximo do estádio.

Alguns relatos de meios de comunicação local, indicaram que as equipas vão chegar juntas ao Camp Nou por razões de segurança.

A polícia regional, Mossos d’Esquadra, recomendou aos adeptos que cheguem cedo ao estádio, uma vez que serão realizados controlos exaustivos.

A força policial aconselhou o uso do transporte público para chegar a Camp Nou devido às possíveis aglomerações que podem ser formadas por causa dos controlos e pediu ainda que as pessoas sigam as indicações da polícia nas proximidades e dentro do estádio.

O clássico entre o Barcelona e o Real Madrid deveria ter sido disputado a 26 de outubro, mas devido à tensão social e política na Catalunha foi adiado para esta quarta-feira.

O jogo tem início marcado para as 20h00 (19h00 em Lisboa) no estádio Camp Nou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+